Prefeitura anuncia revitalização das ruas da Saara, no Centro da cidade

Publicado em 28/03/2023 - 13:22 | Atualizado em 28/03/2023 - 13:47
Simulação de como ficará a Avenida Passos, após as obras de requalificação - Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio inicia, até o final de abril, as obras de reurbanização da Saara, no Centro da cidade. O pacote de obras em 16 ruas do tradicional mercado popular foi desenvolvido pela Secretaria de Infraestrutura, e está orçado em R$ 24,6 milhões, com intervenções previstas para durarem dois anos. O projeto prevê melhorias em 190 mil m² de área, nivelando as calçadas e melhorando a acessibilidade.

– A última obra feita nesta região foi em 1990. De la pra cá, muita coisa mudou, modernizou. As maiores cidades do mundo têm feito intervenções para melhorar a circulação de pedestres nos grandes centros comerciais. Estamos preparando essa área para atender os futuros moradores do entorno, tornando-a mais agradável e acessível – ressaltou a secretária de infraestrutura, Jessick Trairi.

Considerado o maior shopping a céu aberto do estado e um dos mais tradicionais mercados populares do país, a Saara vai ganhar novo calçamento, alterações no sistema de drenagem e sinalização de trânsito. As intervenções serão realizadas nas seguintes ruas: Alfândega, Senhor dos Passos, Buenos Aires, Luiz de Camões, Tomé de Souza, República do Líbano, Regente Feijó, Gonçalves Ledo, Imperatriz Leopoldina, Conceição, Andradas, Armando Sales Oliveira. Também serão contemplados o Beco do Tesouro, a Praça do Mascate e a Avenida Passos. Nas ruas exclusivas para pedestres, como Alfândega e Senhor dos Passos e vias transversais, as calçadas de pedra portuguesa darão lugar a um piso intertravado, que será nivelado para proporcionar mais acessibilidade à população.

A Rua Buenos Aires receberá nova pavimentação, ordenamento das baias de estacionamento ao longo da via e esquinas em piso elevado, beneficiando a travessia dos pedestres. A Avenida Passos, que hoje recebe a maior parte dos veículos e ônibus que circulam pelo Centro, terá três pistas de rolamento, uma para BRS e duas de veículos, proporcionando calçadas mais largas, que serão requalificadas. Ao todo, serão 18 mil m² de pavimento asfáltico recuperado.

A Saara

Em 1962, nasceu oficialmente a Saara, criada por meio de uma Sociedade de Amigos da Rua da Alfândega e adjacências. Com mais de 1.200 lojas, o polo é um grande exemplo de shopping a céu aberto e sempre foi conhecido por receber, desde o início do Século XX, sírios e libaneses com seu comércio “mascate”.

O entorno da Saara também é um grande polo cultural da cidade. Na região há dois teatros, Carlos Gomes e João Caetano, além da Biblioteca Estadual Popular e o Real Gabinete Português de Literatura.

• 28 de março de 2023