Luz Maravilha moderniza igreja Nossa Senhora da Apresentação, a mais antiga da cidade

Publicado em 03/12/2021 - 09:55 | Atualizado
A Igreja Nossa Senhora da Apresentação é a mais antiga da cidade - Prefeitura do Rio

Essa semana o Luz Maravilha atingiu importantes marcos de seu cronograma. Além da modernização da igreja mais antiga da cidade, a de Nossa Senhora da Apresentação, em Irajá, o programa deu prosseguimento a uma série de intervenções em duas importantes vias da Zona Norte: o Boulevard Vinte e Oito de Setembro, em Vila Isabel, e a Avenida Maracanã, na Tijuca.

Relíquia histórica de 1613, a Igreja de Nossa Senhora da Apresentação teve suas antigas luminárias substituídas por LED, sendo 16 no pátio interno e 25 nas ruas do entorno. As intervenções incluíram a recuperação dos circuitos elétricos de toda a rede do conjunto religioso e as luminárias que não são de LED da fachada, preservando a estrutura original.

– A sociedade, de várias maneiras, está inserida na penumbra. E quando se ilumina o que está ao nosso redor, conseguimos ter uma perspectiva de beleza e vemos o que é a nossa realidade. As pessoas têm um sentimento de alegria e de cuidado – afirma Bruno Citelli, pároco da Igreja de Nossa Senhora da Apresentação.

Grande Tijuca mais iluminada

Iniciada no sábado passado, a nova etapa do Luz Maravilha no Boulevard Vinte e Oito de Setembro prevê a modernização de 156 lâmpadas de LED de alta potência, desta vez em postes altos. Até o momento, o bairro de Vila Isabel, em fase final de trabalhos, já teve 1.672 luminárias instaladas.

Na Tijuca, a Avenida Maracanã teve 159 pontos de luz substituídos, em intervenções que tiveram início na quinta-feira passada (25/11). Ao todo, mil pontos serão modernizados ao longo da via.

– É sempre gratificante observar a chegada do Luz Maravilha em grandes vias. Com o Boulevard Vinte e  Oito de Setembro e a Avenida Maracanã não foi diferente. É a região da Grande Tijuca ganhando mais vida com a nova iluminação-, afirma Pierre Batista, presidente da Rioluz.

O Boulevard 28 de Setembro está ganhando uma nova iluminação com lâmpadas de LED – Prefeitura do Rio
  • 3 de dezembro de 2021