Luz Maravilha chega na Vila Aliança

Publicado em 19/03/2021 - 17:46 | Atualizado
Ao todo, serão 2.350 pontos de luz modernizados no local - Divulgação/Prefeitura

A comunidade Vila Aliança, localizada na Zona Oeste da cidade, recebeu nesta sexta-feira (19/03) a modernização da iluminação pública do bairro. A substituição de luminárias antigas por novas de LED foi feita em todas as vias públicas da comunidade. Ao todo, foram 2.350 pontos de luz modernizados no local.

O programa Luz Maravilha é uma iniciativa da prefeitura do Rio por meio de parceria-público-privada que prevê a modernização de todo o sistema de iluminação pública da cidade até 2022. Serão ao todo 450 mil pontos de luz substituídos por LED, que garantem economia de 60% com gasto de energia e maior qualidade de iluminação. O programa contempla também a modernização de todos os postes da Rioluz, que somam 15% dos postes existentes na cidade.

A parceria também inclui a implementação de serviços dentro do conceito de cidade inteligente (Smart City), com a instalação de 10 mil câmeras de segurança, sendo que 40% delas contarão com tecnologia de reconhecimento facial; cinco mil pontos wi-fi; quatro mil sensores de resíduos sólidos em bueiros; e 6.000 sensores de sinais de trânsito, que vão melhorar o fluxo do tráfego.

• 19 de março de 2021