Canal da Rua General Garzon, na Lagoa, recebe limpeza para prevenir alagamentos

Publicado em 21/11/2022 - 13:01 | Atualizado em 22/11/2022 - 07:50
A estimativa é de que sejam retiradas 1.530 toneladas de material assoreado do canal - Prefeitura do Rio

A Fundação Rio-Águas, vinculada à Secretaria Municipal de Infraestrutura, está trabalhando na limpeza do Canal da Rua General Garzon, na Lagoa, Zona Sul da cidade. Uma escavadeira hidráulica executa o serviço nos 200 metros de canal.

– Este curso d’água é um prolongamento do Rio dos Macacos e tem como deságue a Lagoa Rodrigo de Freitas. O trabalho de desassoreamento dele melhora o escoamento das águas pluviais das vias do entorno e previne alagamentos, além de evitar que o material assoreado chegue até a lagoa – aponta o presidente da Fundação Rio-Águas, Wanderson Santos.

A estimativa é de que sejam retiradas 1.530 toneladas de material assoreado do canal da Rua General Garzon, que representam 127 caminhões cheios. O serviço faz parte da programação de serviços de manutenção de rios e canais, executada pela Fundação Rio-Águas, ao longo do ano. Os trabalhos neste trecho têm previsão de término até o fim de novembro.

– Esta ação é muito importante para garantir o escoamento das águas pluviais e evitar alagamentos na região. Além disso, o trabalho também vai colaborar com a balneabilidade da Lagoa, uma das principais áreas de lazer da cidade. Seguimos cuidando da Zona Sul – destacou o subprefeito da Zona Sul, Flávio Valle.

A Fundação Rio-Águas prosseguirá os serviços de desassoreamento na continuação do canal até o deságue do Rio dos Macacos na Lagoa Rodrigo de Freitas, próximo ao Clube Naval. Neste trecho é estimada a retirada de mais 850 toneladas de material assoreado, que representam cerca de 75 caminhões cheios. Este serviço tem previsão de término no fim de dezembro.

• 21 de novembro de 2022