Prefeitura do Rio paga aluguel social a vítimas de desabamento no Jacarezinho

Publicado em 14/11/2022 - 16:57 | Atualizado

A Prefeitura do Rio confirmou nesta segunda-feira (14/11) o pagamento do Auxílio Habitacional Temporário (AHT) a cinco famílias do Jacarezinho que tiveram suas casas destruídas por causa do desabamento de um imóvel de três andares, devido às fortes chuvas do último sábado.

Numa ação coordenada pela Subprefeitura da Zona Norte, e executada pela Secretaria de Habitação (SMH), serão oferecidos R$ 400 às famílias, até que elas sejam contempladas com moradias do Programa Casa Verde e Amarela, do Governo Federal. O valor é determinado pelo Decreto 44.637, de 18 de junho de 2018.

– Amparar rapidamente essas famílias, num momento de dificuldade, era nosso principal objetivo. Contamos com um diálogo maior com o governo federal, para que haja maior investimento em política habitacional, pois estamos com um déficit muito alto nesse aspecto – comentou o subprefeito Diego Vaz.

O secretário de Habitação, Gustavo Frue, informou que seguirá monitorando a situação das famílias e vai providenciar a inscrição delas nos programas sob a responsabilidade de sua pasta.

– Vale ressaltar que a Secretaria Municipal de Habitação agiu de maneira imediata, prestando apoio no local por meio do nosso trabalho técnico social, orientando as famílias e recebendo as demandas. O Auxílio Habitacional Temporário é uma alternativa rápida e um primeiro apoio em casos como esse. Estamos atuando no local com técnicos, na análise da situação dessas famílias afetadas, bem como prestando amparo, cadastrando em programas englobados pela SMH – disse o secretário.

Além do aluguel social, as famílias receberam do governo municipal o cartão Protege SUAS para compra de alimentação e material de higiene. Cada cartão disponibiliza R$ 250.

– Nosso atendimento socioassistencial constatou que era fundamental o apoio institucional – afirmou a secretária de Assistência Social (SMAS), Maria Domingas Pucú.