Prefeitura do Rio inaugura Praça Calembá, em Vargem Pequena, na Zona Oeste

Publicado em 18/11/2023 - 15:01 | Atualizado
A Praça do Calembá ganhou novos equipamentos e brinquedos - Marcelo Piu/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio inaugurou, neste sábado (18/11), as obras de revitalização da Praça Calembá, do Condomínio Vivendas do Calembá, em Vargem Pequena, na Zona Oeste. A área de convívio social, de aproximadamente 2.300 metros quadrados, recebeu investimentos de R$ 432 mil em intervenções que foram iniciadas em junho passado. A quadra foi remarcada e pintada, novos brinquedos foram instalados e os antigos foram reformados. A praça ganhou uma Academia da Terceira Idade (ATI), um Parcão, além da instalação de mesas e pátio de concreto. Por fim, as calçadas foram recuperadas.

– É uma alegria enorme estar aqui hoje entregando esta praça completamente revitalizada. Espero que vocês possam aproveitar bem o espaço com seus filhos e pets. Estamos buscando ajeitar a cidade, recuperar o BRT e botar tudo para funcionar. Com muito trabalho conseguimos reduzir, pela primeira vez em cinco anos, o índice de desemprego para abaixo de dois dígitos e o PIB da cidade voltou a crescer – afirmou o prefeito Eduardo Paes.

As obras na Praça Calembá foram realizadas pela Secretaria Municipal de Habitação, que tem implantado novas e reformado antigas áreas de convívio social em toda a cidade do Rio. O programa realiza obras de revitalização, conservação e construção de praças, quadras e campos, em Áreas de Especial Interesse Social (AEIS) do Rio. Outras áreas já finalizadas foram a Praça do Quafá, em Santíssimo; Campo Canelinhas, em Jacarepaguá; Praça Malvinas, na Taquara; e a Praça do Piraquê, em Guaratiba.

– Aqui é uma área de convívio social para toda a família. Você tem brinquedos para as crianças, tem também um Parcão com brinquedos para os animais, academia da terceira idade, futmesa e quadra poliesportiva. A família toda vai poder aproveitar esse espaço da Praça Calembá – disse o secretário de Habitação, Patrick Correa.

Moradores elogiam iniciativa da Prefeitura

Os moradores do Condomínio Vivendas do Calembá elogiaram a reforma da praça. A aposentada Rosane Falcão, que vive no local há 10 anos, destaca que o espaço pode ser frequentado por pessoas de todas as idades.

– Nós que somos da terceira idade precisávamos mesmo ter uma área assim, uma academia a céu aberto, para poder nos exercitar. Você sabe que a partir de uma certa idade é muito importante a gente ter saúde. A praça ficou maravilhosa, fizeram um Parcão para os cachorrinhos, reformaram a quadra, botaram mais brinquedos para as crianças e instalaram uma futmesa para os adolescentes. Ter tudo isso dentro do ambiente em que moramos é essencial – ressaltou a aposentada, de 65 anos.

Há ainda obras em andamento na Arena Mangueirinha, em Costa Barros; Quadra do Parque da Cidade, na Rocinha; Praça Jardim Urucânia, em Santa Cruz; Praça Novo Lar, no Recreio; Campo da Formiga, na Tijuca; Campo Morro do Calango, em Vargem Pequena; Campo Aracati, em Santa Cruz; entre outras.

Campo do Entre os Rios, em Curicica, é entregue reformado

O prefeito seguiu para Curicica, onde inaugurou o Campo Antônio Muniz de Azevedo, conhecido como Campo do Entre os Rios, localizado numa área de pouco mais de 2.400 metros quadrados entre a Avenida Beira Rio, a Rua Nossa Senhora dos Remédios e a Rua do Caule. O espaço ganhou piso de grama sintética e foi cercado com alambrados novos. Os equipamentos esportivos – traves e redes – foram substituídos. A reforma durou dois meses e teve custo de R$ 510 mil.

– Esse novo campo do Entre os Rios é uma demanda antiga dos moradores, que agora terão o maior campo de grama sintética da região. É uma enorme alegria entregar esse equipamento aos moradores, que terão mais um espaço de lazer gratuito e de alta qualidade – destacou o presidente da Fundação Parques e Jardins, Julio Villas Boas.

O campo do Entre os Rios ganhou um novo alambrado – Marcelo Piu/Prefeitura do Rio

• 18 de novembro de 2023