Cuidar da Cidade: ‘Agora posso sair de casa e sentar com segurança no banco da praça’, diz morador da Vila Moretti

Publicado em 11/10/2019 - 14:53 | Atualizado em 12/10/2019 - 11:29
Praça em frente a Estrada da água Branca, em Vila Moretti, Bangu: Cuidar da Cidade transforma o ambiente antes degradado. Foto: Marcelo Piu / Prefeitura do RioPraça em frente a Estrada da água Branca, em Vila Moretti, Bangu: Cuidar da Cidade transforma o ambiente antes degradado. Foto: Marcelo Piu / Prefeitura do Rio

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, inspecionou nesta sexta-feira, dia 11 de outubro, as ações do Cuidar da Cidade na comunidade Vila Moretti, em Bangu, na Zona Oeste. Esta edição do programa de zeladoria, lançado em janeiro, é marcada pelo ineditismo. Os moradores contaram que pela primeira vez receberam a visita de um prefeito, e também pela primeira vez é feito ali um mutirão de órgãos municipais para levar serviços à população.

– Viemos na Vila Moretti para atender as pessoas. É conversando com elas que a gente sabe do que elas precisam. Vamos fazer um alambrado para cercar a quadra de esportes, que pintamos recentemente. Isso é um pedido dos moradores. E traremos para cá também uma Academia da Terceira Idade (ATI), outra reivindicação deles. Estamos aqui com Comlurb, Rio-Águas, Rioluz, Conservação. São muitos serviços aqui – afirmou Crivella.

A praça que o prefeito visitou, em frente ao número 5.920 da Estrada da Água Branca, é um exemplo de transformação causada por uma intervenção simples da Prefeitura, que impacta positivamente na vida das pessoas. Antes um lixão, hoje ela tem bancos bem cuidados, plantas e brinquedos, numa ação que precedeu a chegada do Cuidar da Cidade.

– A praça aqui andava muito suja, com muito lixo e muito mato. Agora está uma maravilha. Eu me sinto mais à vontade. Agora eu posso sair da minha casa e sentar com segurança no banco da praça – contou o soldador Carlos Alberto de Oliveira, morador da região.

Cuidar da Cidade na Vila Moretti. Foto: 11/10/2019 Cuidar da cidade em Bangu. Vila Moreti. Fotos Marcelo Piu/ Prefeitura do Rio
Cuidar da Cidade na Vila Moretti. Foto: Marcelo Piu/ Prefeitura do Rio

Foram agendados 53 serviços na Vila Moretti, cuja população é estimada em 10 mil moradores. As maiores urgências são em relação à limpeza de bueiros, trabalho realizado pelas equipes de conservação durante o Cuidar da Cidade. O mutirão – que inclui tapa-buraco, poda de árvore e melhoria da iluminação pública – prioriza a comunidade e o entorno da Estrada da Água Branca, da Avenida do Corretor e das ruas José Gomes de Farias, Odette Fiuza e Rondonópolis.

– Os serviços da Prefeitura são muito bem-vindos à Vila Moretti. Poda de árvores, coleta de lixo… Precisamos muito de tudo isso por aqui – comentou Valmir Dias, que trabalha com turismo e mora na comunidade há 33 anos.

Como de costume, o Cuidar da Cidade executa ainda varrição manual, limpeza de ralos, remoção de lixo, entulho e bens inservíveis, raspagem de postes, roçada e capina de vegetação, além de plantio de mudas em canteiros. Também há drenagem, pavimentação e retirada do acúmulo de água nas ruas do entorno.

Mais sobre o Cuidar da Cidade

Desde que o programa de zeladoria foi criado, em janeiro, diversas áreas em 24 bairros já foram beneficiadas por mais de 20 mil ações. Desenvolvido pela Secretaria Municipal da Casa Civil, em conjunto com o Centro de Operações Rio (COR) e a Central 1746, o mutirão de zeladoria estabelece um calendário de ações que mobiliza órgãos municipais como a Subsecretaria de Conservação; as secretarias de Saúde e Educação; Comlurb; Rioluz; Fundação Parques e Jardins; CET-Rio; Vigilância Sanitária e Guarda Municipal, entre outros.

O programa Cuidar da Cidade já passou pelos seguintes locais:

ZONA NORTE

CENTRO

ZONA SUL

– Leblon

– Copacabana / Serzedelo Correia.

• 11 de outubro de 2019