Ronda Maria da Penha prende homem que estava tentando impedir a namorada de voltar para sua terra natal

Publicado em 14/01/2022 - 15:09 | Atualizado

Uma equipe da Ronda Maria da Penha, da Guarda Municipal do Rio (GM-Rio), atuou na prisão de um homem de 27 anos no entorno da Rodoviária Novo Rio, no Centro, na quarta-feira (12/1). A ação aconteceu após flagrante de lesão corporal contra a namorada de 30 anos que estava tentando deixar o Rio em direção a Natal, no Rio Grande do Norte. Os agentes estavam passando pelo local quando avistaram a briga. A mulher estava acuada, recebendo tapas e empurrões.

Imediatamente, a equipe parou a viatura e foi em auxílio da vítima, que confirmou a agressão, destacando que eram frequentes. Ela estava há cerca de três meses no Rio e queria retornar para sua terra natal, contudo o namorado não estava permitindo. Após o flagrante, os agentes levaram os dois para a 17ª DP (São Cristóvão), onde o caso foi registrado como lesão corporal. Em seguida, eles a levaram até o Instituto Médico Legal para exames, escoltaram a vítima até a rodoviária e esperaram até que ela embarcasse no ônibus rumo a sua cidade.

A Ronda Maria da Penha, da GM-Rio, atua prioritariamente na fiscalização do cumprimento das medidas protetivas e restritivas expedidas pela Justiça para defender mulheres vítimas de violência doméstica, evitando a revitimização. Contudo, durante o patrulhamento de rotina, os guardas municipais também podem intervir em situações flagrantes, como a da ocorrência desta quinta-feira, atuando assim nas duas frentes de enfrentamento à violência contra a mulher.

Desde a criação do grupo especial, em março de 2021, até o dia 12 de janeiro deste ano, já foram registrados 4.667 ações de acolhimento e 770 mulheres foram assistidas. Também foram registradas 18 prisões.

• 14 de janeiro de 2022