Ronda Maria da Penha prende homem por descumprimento de medida protetiva na região central da cidade

Publicado em 27/01/2023 - 14:32 | Atualizado

A equipe da Ronda Maria da Penha (RMP) da Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) atuou, na quarta-feira (25/1), na prisão de um homem de 57 anos por descumprimento de medida protetiva na região central da cidade. A vítima, uma idosa de 67 anos, é irmã do agressor e passou a ser assistida recentemente pelas equipes da GM-Rio.

A medida protetiva de afastamento foi expedida pela Justiça porque o homem havia agredido a irmã e também a mãe dos dois, que tem 87 anos. Mas, apesar da restrição, ele voltou para a residência, e a vítima fez um chamado de emergência para a Ronda. Durante a abordagem, o homem tentou fugir, mas foi detido e conduzido para a 5ª DP (Centro), onde o caso foi registrado e ele ficou preso.

No dia 15 de janeiro, as equipes da Ronda Maria da Penha também registraram outra ocorrência de descumprimento de medida protetiva e atuaram no resgate de uma mulher de 22 anos que foi submetida a cárcere privado pelo ex-companheiro de 31 anos, em uma comunidade da Zona Oeste. A mulher conseguiu entrar em contato com uma equipe de guardas municipais, por volta das 5h, enquanto o agressor dormia. Ela pediu ajuda e também informou que havia sofrido agressão física.

Com apoio da Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM) de Jacarepaguá e o 18° Batalhão da Polícia Militar, que são órgãos que também integram a rede protetora de mulheres vítimas de violência, as equipes chegaram ao local apontado por um aplicativo de localização. Os dois já haviam deixado o lugar. Contudo, ao receber a informação de que havia sido procurado em sua residência, o homem decidiu liberar a mulher em outro local, por volta das 23h.

A Ronda Maria da Penha

A Ronda Maria da Penha da GM-Rio foi criada em 2021 e vai completar dois anos de atuação em março deste ano. No ano de 2022, foram registradas 19 prisões e foram realizados 11.029 atendimentos, além de contar com 1.484 mulheres assistidas. Os guardas municipais atuam na verificação do cumprimento de medidas protetivas deferidas pelos juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Capital. Os patrulheiros realizam os atendimentos com três agentes, sempre tendo, pelo menos, uma guarda feminina na equipe. A principal missão exercida pelos patrulheiros da ronda é a verificação do cumprimento das medidas protetivas, criadas para coibir atos de violência doméstica e familiar.

• 27 de janeiro de 2023