Prefeitura do Rio apresenta a nova frota de viaturas da Guarda Municipal

Publicado em 01/09/2021 - 15:06 | Atualizado
Com mudança na identidade visual, veículos terão faixas quadriculares adotadas internacionalmente - Beth Santos/Prefeitura

O prefeito Eduardo Paes, o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale, e o comandante da Guarda Municipal, inspetor-geral José Ricardo Soares, apresentaram, nesta quarta-feira (1/09), as 211 novas viaturas da GM-Rio, na sede da instituição, em São Cristóvão. Os veículos passam a ter uma nova identidade visual, mas mantiveram a cor predominante azul, como está previsto no Estatuto das Guardas Municipais (lei nº 13.022). Outra novidade é a utilização de uma faixa quadriculada ao redor dos carros, usada como um ícone de policiamento em todo o mundo.

– É um prazer recuperar toda a infraestrutura da Guarda Municipal, que cumpre um papel fundamental para a cidade. Temos uma guarda muito presente, que passou os últimos anos degradada. Aos poucos, vamos melhorando carro e uniforme, voltar a dar mais dignidade para que os guardas possam trabalhar e servir à população – afirmou o prefeito Eduardo Paes, que conferiu os detalhes dos novos veículos.

A frota utilizada atualmente é de 2018, quando houve a primeira mudança da identidade visual para a cor azul. E, agora, a adoção das faixas quadriculadas teve por objetivo facilitar a identificação das viaturas tanto do público nacional quanto internacional, já que o Rio de Janeiro recebe diariamente visitantes do mundo inteiro.

– Essa modernização traz melhores condições de trabalho para os guardas, que é o compromisso da nossa gestão. Além dos cursos de capacitação que a gente tem promovido, a nova frota representa uma melhoria no serviço de excelência que os guardas prestam para a sociedade, em que há uma preocupação constante com a segurança do carioca, do turista, enfim, de quem frequenta a cidade – disse o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.

Veículos passam a ter uma nova identidade visual – Beth Santos/Prefeitura

O contrato de renovação da frota permite à Guarda Municipal contar sempre com carros em bom estado de conservação, para otimizar as ações de patrulhamento motorizado. O compromisso prevê ainda a manutenção preventiva e o conserto dos veículos. No total, somadas as viaturas próprias, a frota da GM-Rio é de 354 veículos.

– A nova frota aumenta o poder de patrulhamento da GM porque gente consegue ter um efetivo maior trabalhando nas ruas. As nossas viaturas rodam 24h por dia e quando você renova a frota tem uma quebra menor de equipamentos. A empresa contratada vai ficar responsável pela manutenção dos carros, troca de pneus e de peças, além do conserto em caso de colisão – explicou o inspetor José Ricardo Soares.

• 1 de setembro de 2021