Operação Volta às Aulas: GM-Rio reforça patrulhamento de trânsito no entorno de escolas da cidade

Publicado em 04/02/2022 - 23:12 | Atualizado
08/08/2019 - ((( ARQUIVO ))) - Guardas Municipais atuando no trânsito do bairro Botafogo, na Zona Sul. DESCRIÇÕES DE REFERÊNCIA: Guarda Municipal; Cones; Pedestre. Fotos: MARCOS DE PAULA/PREFEITURA DO RIOGuarda municipal em fiscalização na cidade - Marcos de Paula / Prefeitura do Rio

A Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) dá início nesta segunda-feira (07/02) à Operação Volta às Aulas com o efetivo de 41 guardas atuando na fiscalização e na orientação do trânsito dos principais corredores viários e de grande concentração de escolas, em especial as particulares, que registram movimento maior de veículos.

A ação vai contar com guardas municipais do Grupamento Especial de Trânsito (GET), que vão monitorar o tráfego, orientar motoristas e auxiliar na travessia de alunos para dar fluidez ao trânsito e evitar acidentes, com foco na segurança de alunos e responsáveis.

Os guardas atuarão posicionados em pontos estratégicos no entorno de 45 escolas que registram grande movimento de veículos nos horários de entrada e saída de alunos, realizando ações de patrulhamento a pé e motorizado.

– Temos muita atenção com a Operação Volta às Aulas, primeiramente para promover a segurança de crianças e adolescentes e para reduzir os impactos no trânsito que são causados devido ao aumento no fluxo de veículos nesse período. Neste ano, em especial, estamos felizes com a retomada total das aulas presenciais e vamos nos dedicar ao máximo para promover o bem-estar dos alunos cariocas – destaca o comandante da GM-Rio, inspetor geral José Ricardo Soares.

Entre os corredores viários estão: Rua São Clemente, em Botafogo (via de acesso aos colégios Corcovado, Santo Inácio e Britânico); Visconde Silva, no Humaitá (colégio Andrews e Padre Antônio Vieira); Rua São Francisco Xavier, na Tijuca (colégios Militar e Pedro II); Avenida Maracanã (CEFET); Av. Bartolomeu de Gusmão, em São Cristóvão (Colégio Adolfo Bloch); Rua Cambaúba, na Ilha do Governador (Colégio Cambaúba); Rua Ernani Cardoso, em Cascadura (Escola Municipal Paraná); Rua Cerqueira Daltro, em Cascadura (Colégio Santa Mónica); Rua Hermínia, no Cachambi (Colégio Santa Mônica), Rua Isolina, no Méier (Colégio Martins); Av. Dom Helder Câmara, em Higienópolis (Escola Municipal Pace e Legião da Boa Vontade); Rua São Rafael, na Usina (Colégio Palas); Rua Conde de Bonfim, na Usina (Colégio São José); Rua Araguaia, na Freguesia (Colégios Guarriga e Primus). Rua Geminiano Góis, na Freguesia (Colégio Santa Mônica); Estrada de Jacarepaguá, no Anil (Colégio Alfa CEM); Rua Padre Ventura, na Taquara (Colégio Santa Mônica); Av. Nelson Cardoso, na Taquara (Colégio Nacional ); Estrada dos Três Rio nº 763, na Freguesia (Colégio Luís de Camões); Rua Edgar Werneck, na Cidade de Deus (Ciep João Batista); Rua Rino Levi, Barra da Tijuca (Colégio Santo Agostinho); Rua Cel. João Olintho, no Recreio (Colégio Ícaro); Av. das Américas, no Recreio (Colégio Notre Dame); Rua Professor Ferreira da Rosa, na Barrinha (CEI); Av. Vito Konder, na Barrinha (Colégios PH e Britânia The English School); Rua Correia de Araújo, na Barrinha (Escola Suíço Brasileira); Estrada do Joá, na Barrinha (Colégio Liessin); Rua Ivo do Prado, em Campo Grande ((Escola Especial Municipal Maria Montessori).

Ronda Escolar – A Operação Volta às Aulas conta ainda com a retomada das atividades do Grupamento de Ronda Escolar (GRE). Durante o período de férias escolares, as equipes atuam no patrulhamento das escolas com foco na proteção das instalações. Com o retorno dos alunos, as equipes passam a realizar o patrulhamento preventivo com foco na segurança de alunos, responsáveis e professores, além da proteção das instalações. Também são realizadas as atividades socioeducativas com atividades lúdicas para as crianças e palestras para os adolescentes que visam a conscientização de temas relevantes de cidadania e proteção de direitos, como no caso da Educação para o Trânsito, Prevenção à Violência, Prevenção à Dengue, ao Coronavírus, entre outras coisas. Na primeira semana, as equipes da Ronda Escolar realizam ação especial de boas-vindas aos alunos e dão apoio à Secretaria Municipal de Educação.

Dicas aos motoristas

– Procure chegar antes para evitar o fluxo de veículos

– Obedeça a fila indiana

– Não pare o carro em local indevido, como filas duplas

– Não ocupe calçadas, porque isso dificulta a passagem de pedestres

– Faça paradas rápidas no embarque e desembarque

– Oriente seus filhos sobre a travessia, recomendando o uso da faixa de pedestre

– Combine previamente com o seu filho um ponto de encontro para o embarque e desembarque, antes ou depois do portão da escola ou em ruas transversais.

– Esteja sempre atento à sinalização e siga as orientações do guarda municipal.

• 4 de fevereiro de 2022