Operação Verão: GM-Rio tem fim de semana de salvamentos no mar

Publicado em 04/10/2021 - 12:57 | Atualizado
Guardas atuaram em ocorrências de afogamento e deriva em Copacabana e na Ilha do Governador - Divulgação/Prefeitura

O fim de semana, dias 2 e 3 de outubro, foi marcado por ocorrências de auxílio no mar, realizadas pelo Grupamento Marítimo Municipal (GMM) da Guarda Municipal do Rio em Copacabana e na Ilha do Governador, nas zonas Sul e Norte da cidade. As ações foram realizadas por equipes que estão empenhadas na Operação Verão.

No domingo, dia 03, guardas do Subgrupamento de Operações Náuticas (Sgon) auxiliaram um casal que estava em um barco à deriva na Baía de Guanabara, na altura da Ilha do Governador, onde fica a base do grupamento. O casal solicitou apoio, pois a embarcação onde eles estavam teve uma pane no motor devido aos ventos fortes e estava enchendo de água. Os guardas municipais acolheram o casal, ofereceram café e os mantiveram em segurança até a o melhorar para que pudessem retornar para o município de São Gonçalo.

Já no sábado, dia 02, guardas do Subgrupamento de Operações de Praia  (Sgop) realizaram o salvamento de um turista de 40 anos, do Estado de Goiás, na Praia da Copacabana, na Zona Sul. A equipe estava patrulhando o local quando observou a vítima em situação clara de afogamento. Imediatamente, um dos guardas municipais entrou no mar e resgatou a vítima que havia caído em uma vala e se distanciado por aproximadamente 200 metros devido a forte correnteza. Após o resgate, os agentes verificaram que a vítima de precisa de cuidado especializado e o Corpo de Bombeiros, que levaram o homem até o Hospital Municipal Miguel Couto.

Balanço da Operação Verão – Desde o dia 26 de agosto, quando teve início a operação de reforço na fiscalização da orla, até o dia 03 de outubro, a GM-Rio registrou 12 prisões, incluindo um caso de estelionato e de um homem que cortou coqueiros em Copacabana, além de furtos, depredações e posse de drogas. Os agentes também atuaram em 70 conduções para delegacia e/ou averiguação de situações suspeitas após denúncias de cidadãos ou pela Central 1746. No primeiro dia de atuação, foram feitas 42 abordagens resultando na condução de 11 pessoas para delegacias da região. Além disso, equipes do Grupamento de Guardas Motociclistas (GGM) atuaram com a Polícia Militar para conter um tumulto em um ponto de ônibus na Avenida Prado Júnior. Já no dia 09 de setembro, guardas foram acionados pelo motorista de um ônibus da linha 483, na Av. Princesa Isabel, para conter pessoas que entraram pela traseira do veículo sem pagar a passagem e estavam provocando tumulto.

Em relação à fiscalização das posturas municipais e ações de ordenamento, foram registradas 2.255 multas de trânsito, 110 infrações sanitárias e 17 por descarte irregular de lixo. Foram apreendidos 603 produtos que estavam sendo vendidos sem autorização, ainda foram apreendidos oito coletes com flanelinhas, coibindo a ação deles, e um cone usado irregularmente para reservar vaga. Também foram retiradas quatro barracas de camping da praia e três churrasqueiras. Foi impedida uma prática esportiva em local e horário proibido. Guardas municipais apagaram dois focos de incêndio no Parque Garota de Ipanema.

As equipes da GM-Rio também estão atuando em ocorrências diversas de auxílio ao público, como no caso do salvamento de afogamento deste domingo, dia 3, e do auxílio a um barco à deriva, além de estarem distribuindo pulseiras de identificação na areia das praias. Os agentes ajudaram, até o momento, quatro crianças perdidas a reencontrar os responsáveis e um acolhimento de pessoa em situação de rua. Além disso, o Grupamento Marítimo Municipal (GMM) também vem atuando na fiscalização de embarcações, verificando documentação, fiscalizando o cumprimento das medidas sanitárias e coibindo aglomerações, entre outras coisas.

• 4 de outubro de 2021