Guardas municipais participam de roda de conversa no Instituto Pretos Novos

Publicado em 25/05/2023 - 13:48 | Atualizado
Oos guardas municipais puderam conhecer mais sobre a história da escravidão no Brasil - Prefeitura do Rio

Comandantes de unidades operacionais e guardas municipais participaram de uma roda de conversa sobre o tema “Os 135 anos da Abolição Inconclusa da Lei Áurea”, celebrado no dia 13 de maio. Promovido pela Guarda Municipal do Rio, o encontro foi realizado nesta quarta-feira (24/5), na sede do Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos, localizado na Gamboa, região Portuária do Rio de Janeiro. Além de debater o tema, os guardas municipais puderam conhecer mais sobre a história da escravidão no Brasil, em visita guiada no espaço. O encontro contou com a participação dos integrantes do Programa “GM sem Preconceito”, Karla Osana e Jordan Lessa.

– A luta contra o preconceito não deve ser somente uma opinião. É preciso mais que isso, precisamos de ação, que deve ser feita diariamente. Esse encontro de hoje certamente contribui para ter guardas preparados operacionalmente e também com uma formação e consciência para a valorização da vida, proteção dos direitos humanos e diversidade. Esse é nosso compromisso como instituição – destaca o comandante da GM-Rio, inspetor geral José Ricardo Soares.

Sobre o Museu

O Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos (IPN) foi criado em 13 de maio de 2005, com a missão de pesquisar, estudar, investigar e preservar o patrimônio material e imaterial africano e afro-brasileiro, cuja conservação e proteção seja de interesse público, com ênfase ao sítio histórico e arqueológico do Cemitério dos Pretos Novos, sobretudo com a finalidade de valorizar a memória e identidade cultural brasileira em Diáspora. As ações continuadas de investigações arqueológicas e pesquisas, manutenção do acervo e atividades educativas realizadas pelo IPN geram conhecimento que promovem a reflexão sobre a escravidão e suas sequelas para os princípios de igualdade racial no Brasil.

• 25 de maio de 2023