Guarda Municipal recebe comitiva da cidade alemã Colônia para intercâmbio de informações

Publicado em 11/04/2022 - 15:16 | Atualizado
A Guarda Municipal do Rio recebeu a visita de uma comitiva da cidade alemã Colônia - Robert Gomes

A Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) recebeu, nesta segunda-feira (11/4), a visita de uma comitiva da cidade alemã Colônia para intercâmbio de informações sobre a segurança pública e ordenamento urbano na esfera municipal, além de medidas de controle do coronavírus. Participaram do encontro, o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale, e o comandante da GM-Rio, inspetor geral José Ricardo Soares, além de demais gestores da instituição.

Já a comitiva alemã foi formada por William Wolfgramm, que presidiu o grupo e faz parte do Departamento do Meio Ambiente, Clima e Imóveis de Colônia; o chefe operacional do serviço de ordem pública, Marius Motyka, e representantes da câmara municipal de vereadores da cidade. A comitiva alemã  está em visita ao Rio de Janeiro, de 10 a 15 de abril, em atenção ao aniversário de dez anos da parceria irmã e climática entre as duas cidades.

O encontro na GM-Rio teve início com a apresentação da instituição carioca, com foco na estrutura operacional da Guarda Municipal e o papel que cada um dos setores desempenha na cidade do Rio de Janeiro, feito pelo diretor da Academia de Ensino, o subinspetor José Luis Alves. A GM-Rio também abordou assuntos de interesse dos visitantes, em especial a digitalização na comunicação interna e com os cidadãos, que foi apresentada pelo ouvidor, o inspetor Zacarias Barbosa, e medidas preventivas adotadas para conter o avanço do coronavírus.

O chefe da delegação alemã, William Wolfgramm, fez questão de elogiar o trabalho da GM-Rio e da recepção calorosa. Ele também destacou as atividades desempenhadas pela ouvidoria, frisando ser de grande valia tanto para a própria instituição como também para a população, que pode fazer as suas reclamações pessoalmente. Wolfgramm também falou das similaridades da cidade do Rio e de Colônia, que tem um povo que gosta de samba e de futebol.

Ainda durante o encontro, o chefe operacional do serviço de ordem pública, Marius Motyka fez uma breve apresentação das atividades da Guarda Municipal de Colônia, que tem um efetivo de 300 servidores e desempenha atividades semelhantes à da GM-Rio. Eles cuidam do trânsito, fazem o patrulhamento ostensivo, coibindo desordens e pequenos delitos.

De acordo com ele, a instituição também atuou bastante no período mais intenso da pandemia, fazendo a fiscalização do cumprimento das medidas de proteção à vida. Motyka ainda destacou que a Guarda Municipal alemã também não utiliza armas de fogo, somente equipamentos menos letais, como o cassetete e o spray de pimenta; e conta com um departamento de ensino, que é responsável pela formação e capacitação daqueles que querem ingressar na corporação.

A reunião foi realizada no Salão Nobre da GM-Rio e contou com dois momentos musicais proporcionados pela Banda Sinfônica da instituição, que  abriu o evento tocando os hinos nacionais da Alemanha e do Brasil, e, ao final, junto com o coral da Guarda Municipal, executou “Ela é Carioca”, “ Samba do Avião” e “Wave”, de Tom Jobim,  e o hino Cidade Maravilhosa. O evento contou com as participações das intérpretes  Jutta Gruetzmacher e Anelise Freitas Gondar, que fizeram a tradução simultânea, e do guarda municipal Marco Antônio do Carmo, do Grupamento de Apoio ao Turista (GAT), que é fluente no alemão.

• 11 de abril de 2022