Guarda Municipal realiza quarta edição da Semana da Consciência Negra

Publicado em 21/11/2023 - 17:15 | Atualizado em 21/11/2023 - 17:16
A exposição fotográfica “Herança da Memória” faz uma releitura da Diáspora Africana - Divulgação

A Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) realizou, na manhã desta terça-feira (21/11), a abertura oficial da Semana da Consciência Negra. Em sua quarta edição, o evento irá até sexta-feira (24/11), com diversas atividades para celebrar a data em homenagem a Zumbi dos Palmares e de conscientização sobre a importância da cultura africana para o Brasil, bem como de combate ao racismo, à discriminação, à exclusão e à desigualdade. Neste ano, o tema da semana é a Diáspora Africana, que se caracteriza pela imigração forçada de africanos durante o tráfico transatlântico de escravizados.

Dando início às atividades, foi aberta a exposição fotográfica “Herança da Memória”, pelo comandante da GM-Rio, inspetor geral José Ricardo Soares. Com curadoria do guarda municipal e fotógrafo Robert Gomes, a exposição faz uma releitura da Diáspora Africana, mostrando reis e rainhas que teriam chegado por vontade própria ao outro lado do Atlântico. Também estão sendo expostas peças de arte africanas cedidas pelo Consulado de Angola. A solenidade de abertura ainda contou com uma apresentação especial de jongo.

– Para mim, é uma honra poder abrir mais uma Semana da Consciência Negra na nossa instituição. Somos uma nação diversa, miscigenada e dar voz a este tema ajuda a conhecermos melhor como nosso país foi construído, nos ajudando a entender de onde viemos e também a mostrar para onde devemos ir, na busca pela valorização da cultura e do combate a todo e qualquer tipo de discriminação – destacou o inspetor geral durante a abertura do evento.

A solenidade contou ainda com a presença do chefe de gabinete da GM-Rio, inspetor regional José Pedro Filho; do diretor de Recursos Humanos, inspetor regional Gilson Bento; de gestores das unidades operacionais e de representantes de diversas secretarias da Prefeitura do Rio, além de uma comitiva da Guarda Municipal de Mesquita.

À tarde, foi realizado um colóquio interreligioso, com guardas municipais representando o candomblé, o protestantismo, o islamismo e a umbanda. Esta edição mostra também o amadurecimento da instituição, pois está contando com guardas municipais que tem expertise nos temas abordados nas atividades da semana, tanto nos eventos internos quanto nos externos, que contaram com apresentações especiais da Banda de Música da GM-Rio e também de guardas que são capoeiristas na tradicional Roda de Capoeira que acontece no dia 20 junto ao monumento de Zumbi dos Palmares e no Cais do Valongo, além do Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (Muhcab). Ainda serão realizados eventos no Ciep Brigadeiro Sergio de Carvalho, em Campo Grande, e na Praça Susana Naspolini, em Realengo.

• 21 de novembro de 2023