Guarda Municipal realiza evento de graduação de alunos de jiu-jitsu do Boa Guarda

Publicado em 18/11/2022 - 16:02 | Atualizado
Vinte e sete alunos participaram da cerimônia de graduação no jiu-jitsu - Divulgação

O esporte é uma ferramenta poderosa de transformação social, da qualidade de vida e também para produzir a sensação de realização. A graduação, ou seja, a troca de faixas no jiu-jitsu é uma das cerimônias que produzem todas essas sensações de uma só vez e é muito importante para a motivação dos atletas. No Projeto Boa Guarda, da Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio), os alunos são estimulados a praticar e a se desenvolver no esporte. No feriado de 15 de novembro, na última terça-feira, 27 alunos participaram da cerimônia de graduação na modalidade.

No grupo que fez a troca de faixa havia 12 crianças, sendo duas delas com deficiência. Entre os adultos, o subinspetor Sidney Teixeira, de 59 anos, também conseguiu a promoção, mostrando que o esporte não conhece limitações. O projeto é voltado para moradores da região e também para os servidores da GM-Rio, o que proporciona ainda mais parceria, solidariedade e aproximação entre a instituição e a comunidade. A graduação foi realizada pela equipe do Boa Guarda, pelos mestres Vicente de Paula, Erica Antunes e Márcio Ramalho, atletas faixa preta e marrom que podem conferir a promoção aos atletas. Também participaram do evento o subinspetor Claudio Afonso, gestor do Boa Guarda em Deodoro, e do mestre Moraes.

– Traz muita satisfação ver e acompanhar o desenvolvimento dos alunos e ter a certeza que estamos contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária. É muito bom ouvir os responsáveis falando o quanto o esporte está influenciando positivamente a vida de seus filhos e netos. Poder contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas é muito gratificante mesmo – destacou o GM e mestre Ramalho.

Saiba mais sobre o Boa Guarda

O nome do projeto faz referência a uma das posições de combate mais importantes que tem como foco a defesa. Na Zona Oeste, as aulas são realizadas diariamente no Parque Radical de Deodoro, próximo a entrada. São oferecidas aulas de muaythai , jiu-jitsu, capoeira, judô e treinamento funcional. Já na Zona Norte, o projeto é realizado no Parque Madureira, sendo disponibilizadas as modalidades de kickboxing e capoeira, na altura da base da GM-Rio.

As inscrições devem ser realizadas nos próprios locais. Nas duas unidades, as aulas são ministradas por guardas municipais que são mestres e professores nas modalidades oferecidas, muitos deles campeões do esporte também. O projeto Boa Guarda é uma iniciativa que integra a frente de ações sociais da GM-Rio de proximidade e interação com a população, assim como já acontece com o Showdog e a Cinoterapia e as Atividades Lúdicas e Palestras da Ronda Escolar.

• 18 de novembro de 2022