Guarda Municipal oferece série de atividades sobre saúde mental neste mês de março

Publicado em 05/03/2024 - 17:38 | Atualizado
GM oferece programação sobre saúde mental - Divulgação

A Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) deu início nesta terça-feira (05/03) a uma série de encontros semanais para falar sobre saúde mental. Até o fim de março serão promovidas duas palestras para guardas e servidores administrativos, uma roda de conversa e, ainda, uma oficina de gestão humanizada para comandantes e gestores.

A iniciativa faz parte das ações previstas em um acordo de cooperação técnica com o Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro (MPT-RJ), firmado em novembro do ano passado, que busca soluções conjuntas para questões relevantes referentes a trabalho, saúde mental e qualidade de vida dos guardas municipais e demais funcionários da GM-Rio. Também são parceiros da iniciativa o Instituto de Pesquisa em Políticas Econômicas e Sociais (IPPES), a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e o Hospital São Francisco na Providência de Deus (HSFPD).

A primeira ação do mês foi uma palestra sobre Saúde Mental e Autocuidado ministrada pela psicóloga Daniella Cordeiro, do IPPES. Durante o encontro, ela falou sobre fatores de risco para este tipo de adoecimento, como o ambiente familiar e questões econômicas e sociais, que são múltiplos e cumulativos; além de fatores de proteção, que também são múltiplos e cumulativos, como a habilidade de conversar sobre sentimentos e experiências, o suporte familiar, de colegas e gestores, a espiritualidade e a habilidade de dar resposta e pedir apoio.

A psicóloga abriu espaço para o público tirar dúvidas e fazer questionamentos e ainda destacou pontos que requerem atenção quando se trata do tema. Características como falta de energia e de disposição, irritabilidade, presença continua de pensamentos negativos e quando nenhum descanso é suficiente são alguns sinais de que algo não vai bem.

– Essa palestra para mim foi de grande valia. Eu vi uma psicóloga mostrando passo a passo das possíveis causas de doenças que afetam a mente, e das possíveis causas de cura também, do que podemos fazer para curar ou amenizar os sintomas. Ela deu dicas sobre como identificar gatilhos e também para que uma pessoa possa identificar se está adoecida ou adoecendo, e sobre a importância de se buscar tratamento, porque é muito importante a ajuda terapêutica. Tenho certeza que foi plantada uma semente – destacou a guarda municipal Ana Cristina, do Grupamento de Operações com Cães (GOC), que assistiu à palestra.

A série de encontros é a segunda iniciativa da agenda de atividades deste ano, que já contou com uma palestra de prevenção ao suicídio, ministra em janeiro. Entre as ações previstas no acordo, estão a conscientização de gestores sobre a necessidade de elaboração e implementação de uma política institucional de assistência à saúde mental dos agentes de segurança pública, com destaque à prevenção do adoecimento psíquico. Também tem previsão de capacitação de pessoal da GM-Rio para lidar com o tema, buscando a formação de multiplicadores, além da elaboração de um primeiro diagnóstico sobre a saúde mental dos agentes para mapear o estado emocional, mensurar o adoecimento psíquico e o risco de suicídio desses profissionais (baixo, médio e alto), providenciando o encaminhamento adequado.

Rede de assistência à saúde mental dos GMs

Por meio da parceria, pretende-se criar uma rede integrada de assistência à saúde mental dos agentes da Guarda Municipal com apoio de todos os atores envolvidos no acordo. Essas ações vão se somar às já desenvolvidas na instituição pela Coordenadoria de Valorização do Servidor (CVS), que oferece acolhimento aos agentes com psicólogos e assistentes sociais. A iniciativa para a celebração do acordo partiu da Guarda Municipal.

• 5 de março de 2024