Guarda Municipal faz 28 anos com muito trabalho no apoio às ações de combate ao coronavírus

Publicado em 30/03/2021 - 07:28 | Atualizado em 30/03/2021 - 08:17
A Guarda Municipal tem sido fundamental nas ações de combate à Covid-19 - Fábio Motta/Prefeitura do Rio

A Guarda Municipal (GM-Rio) completa 28 anos nesta terça-feira (30/03), mas dessa vez não haverá celebração, para evitar aglomerações, em cumprimento às medidas restritivas de combate à Covid-19. Nestes primeiros três meses de gestão, a instituição tem desempenhado um papel fundamental no trabalho de apoio às ações de fiscalização da cidade.

Desde o início do ano, já foram realizadas 5.590 operações relacionadas à pandemia. Além da fiscalização das medidas sanitárias, a Guarda Municipal também faz ações preventivas para conscientizar a população sobre os riscos e as formas de prevenção da doença.

– A Guarda Municipal está inserida nos mais diversos campos de atuação na cidade. Continuamos crescendo em número de atribuições e também em importância para a população. Quero dizer que são 28 anos ao lado do cidadão carioca e esse, certamente, é o nosso maior presente – afirmou o comandante da Guarda Municipal, inspetor geral José Ricardo Soares.

O comandante da Guarda Municipal, inspetor geral José Ricardo Soares – Fábio Motta/Prefeitura do Rio

A GM já aplicou 1.447 infrações sanitárias, entre 1º de janeiro e 20 de março. Entre as infrações aplicadas estão multas a pessoas flagradas sem máscara de proteção facial em via pública; aglomerações; estabelecimentos essenciais flagrados realizando atividades fora do horário fixado; estabelecimentos e atividades não autorizados a funcionar; e estabelecimentos e atividades essenciais fora das condições pré-determinadas.

Leia também:

Maestro da Banda da GM não vê a hora de voltar a se apresentar em praças e escolas

Já foram realizadas 926 ações de conscientização com o uso do som das viaturas em toda a cidade. Durante a rotina de patrulhamento, os agentes fazem transmissão de mensagens sonoras para alertar a população sobre as medidas para evitar o contágio do novo coronavírus, entre elas higienizar constantemente as mãos com álcool em gel e, principalmente, evitar aglomerações. Além das estações do BRT, as ações de conscientização são realizadas em outros pontos com grande circulação de pessoas, entre eles a orla das zonas Sul e Oeste do Rio, praças e parques.

A instituição também trabalha em apoio a outros órgãos durante a pandemia, entre eles as secretarias municipais de Ordem Pública (Seop), de Fazenda, de Assistência Social, de Saúde, além de órgãos como Vigilância Sanitária (Ivisa-Rio) e Comlurb. Esse apoio gerou 1.504 ações na cidade, entre elas o fechamento de ruas para operações de desinfecção de locais feitas pela Comlurb e pelo Exército, atendimento e acolhimento de pessoas em situação de rua e o apoio durante campanhas de vacinação em postos de saúde.

Em apoio à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), a Guarda Municipal foi acionada 274 vezes para atender denúncias da população registradas no Disk Aglomeração, serviço criado para receber solicitações sobre grande concentração de pessoas em locais públicos, estabelecimentos comerciais e festas e eventos sem autorização do poder público.

A GM é responsável pela fiscalização do trânsito na cidade – Fábio Motta/Prefeitura do Rio

A Guarda Municipal é responsável pela fiscalização de trânsito em todas as regiões da cidade, que é realizada dentro da rotina dos três grupamentos especiais de trânsito e também após chamados da população na Central 1746 da Prefeitura do Rio. Em 2021, em três meses de fiscalização, já foram aplicadas mais de 95 mil multas por infrações diversas, entre elas o estacionamento irregular na calçada, em fila dupla, em vagas destinadas a idosos e pessoas com deficiência, entre outras infrações.

• 30 de março de 2021