Guarda Municipal do Rio recebe 721 coletes à prova de balas para usar em operações especiais

Publicado em 25/01/2024 - 12:01 | Atualizado em 25/01/2024 - 12:10
Os coletes à prova de bala serão usados em operações especiais da Guarda Municipal - Fábio Costa/Prefeitura do Rio

O secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale, e o comandante da GM-Rio, inspetor geral José Ricardo Soares, participaram, nesta quinta-feira (25/01), da entrega de 721 coletes à prova de balas para uso dos agentes da Guarda Municipal. Os novos equipamentos de segurança individual serão usados pelos Grupamentos de Operações Especiais e Tático Móvel, além da Ronda Maria da Penha.

– A Guarda Municipal faz um trabalho diário de fiscalização da ocupação do espaço público e de combate à ilegalidade. E onde tem combate à ilegalidade, em alguns casos, existe uma resistência. O colete balístico é uma forma de proteger os nossos guardas, especialmente aqueles que atuam nas ocorrências das operações mais sensíveis, que são os Grupamentos Tático Móvel e de Operações Especiais, além da Ronda Maria da Penha – afirmou o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.

A aquisição foi realizada a partir de emendas parlamentares da bancada federal fluminense e em convênio com a Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (Segen), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). O convênio prevê ainda a compra de 1.200 sprays de pimenta de 80g e 150 de 450g. O valor total do investimento é de R$ 1.499.784,12. Também foram adquiridas 556 granadas de efeito moral e 510 munições de impacto controlado, conhecidas como bala de borracha, com recursos próprios da GM-Rio, ao custo total de R$ 243.543,38.

–  A Guarda Municipal, em suas operações, acaba efetuando algumas prisões. Por isso, precisamos dar para os nossos agentes uma proteção individual adequada. Então, a GM-Rio adquiriu esses coletes balísticos, que é o início do crescimento da Guarda em relação à proteção inidividual dos nossos agentes, que poderão cada vez auxiliar as forças de segurança do Rio de Janeiro – disse o comandante da GM-Rio, inspetor geral José Ricardo Soares.

Coletes chegam a ser cinco vezes mais resistentes que o aço

Os novos coletes são do modelo nível IIIA, que é amplamente utilizado por forças de segurança e foi projetado para resistir a disparos de projéteis de arma de fogo até o calibre 9mm, de alta velocidade (358 m/s), e calibre .357 Magnun de alta velocidade (425 m/s). Sua composição chega a ser cinco vezes mais resistente que o aço e suporta temperaturas de até 400° C.

Os equipamentos serão distribuídos para os efetivos dos Grupamentos de Operações Especiais (GOE) e Tático Móvel (GTM), que são as forças de emprego em situações emergenciais da GM-Rio e costumam atuar em desapropriações e outros tipos de operações que oferecem maior risco operacional. A Ronda Maria da Penha (RMP), que tem como função principal a fiscalização do cumprimento de medidas protetivas expedidas pela Justiça para proteção de mulheres vítimas de violência, também vai receber os novos coletes.

O papel da GM no ordenamento urbano

A Guarda Municipal é a força de segurança municipal que integra o Sistema Único de Segurança Pública (Susp), e atua em apoio às forças policiais dentro de suas atribuições, com foco especial no ordenamento urbano e na coerção a delitos e crimes de menor potencial ofensivo.

A GM também recebeu bombas de efeito moral e balas de borracha – Robert Gomes/Prefeitura do Rio
  • 25 de janeiro de 2024