Guarda municipal da ronda escolar, que também é atleta, agora atua em grupo que combate violência doméstica

Publicado em 17/03/2021 - 16:55 | Atualizado em 17/03/2021 - 17:28
A guarda municipal Marylin Cezar: nova função na ronda Maria da Penha - Acervo Pessoal

A guarda municipal Marylin Cezar tem fôlego de atleta. E não é só por causa de sua participação em competições de natação, esgrima e corrida, que já lhe renderam mais de duzentas medalhas. Com 22 anos de trabalho na corporação, há 19 ela atua no Grupamento de Ronda Escolar, onde mostra muita disposição para lidar com crianças e adolescentes e até trocar o uniforme para se fantasiar de embalagens de sabão e álcool em gel: os personagens ajudam a equipe da servidora a levar informação sobre higiene à população, atividade fundamental em tempos de pandemia. E não para por aí. Marylin é uma das integrantes da Ronda Maria da Penha, lançada recentemente pela GM.

– É mais um desafio que impacta a minha vida, poder ajudar essas mulheres vítimas de violência doméstica – disse a guarda.

A história de Marylin foi mostrada durante o programa “Encontro com Fátima Bernardes”, da TV Globo, no Dia Internacional da Mulher. Ela contou, por exemplo, que durante o período em que os estudantes tiveram aulas online, os profissionais da ronda aproveitaram para fazer apresentações em praças e condomínios, fantasiados de produtos de limpeza, para conscientizar a população da necessidade de lavar as mãos regularmente, como modo de prevenção ao coronavírus.

A guarda Marylin Cezar durante competição de esgrima – Acervo Pessoal

Em relação ao esporte, a guarda coleciona 267 medalhas, sendo 100 de ouro, 80 de prata e 87 de bronze. Do total, 255 foram em competições de natação, 8 no pentatlo moderno e 4 em esgrima. Marylin tem ao todo 98 medalhas em campeonatos brasileiros, oito medalhas na Copa Mercosul, cinco ouros em campeonato europeu, nove em campeonatos mundiais e cinco em campeonato pan-americano.

• 17 de março de 2021