Guarda Municipal auxilia cidadãos no retorno para casa e atua em pontos de alagamento

Publicado em 09/04/2019 - 14:36 | Atualizado em 09/04/2019 - 18:41
Guarda municipal ajuda cidadãos a se deslocar em segurança durante o temporalGuarda municipal ajuda cidadãos a se deslocar em segurança durante o temporal - foto: divulgação

A Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) está atuando desde a noite de segunda-feira, dia 8, reforçando as ações da Prefeitura do Rio para minimizar os impactos causados pela forte chuva que atingiu diversos bairros da cidade. O efetivo total empregado ontem e hoje é de cerca de 1.600 guardas municipais. Os agentes foram deslocados para os pontos mais críticos onde ocorreram grandes alagamentos, bolsões d’água e quedas de árvores, como Campo Grande, Barra da Tijuca, Jardim Botânico, Botafogo, Tijuca, Maracanã, além de São Conrado, onde o trecho da Avenida Niemeyer precisou ser interditado nos dois sentidos devido à queda da ciclovia.

Nesta terça-feira, dia 9, o foco está na fluidez e mobilidade do trânsito, além do apoio aos órgãos da Prefeitura que atuam na limpeza das vias, desobstrução de bueiros, retirada de veículos que foram abandonados devido as correntezas, obras emergenciais e de escoamento de água e também no auxílio à população. Todas as reversíveis operadas pela GM-Rio funcionaram normalmente, com exceção da Avenida Niemeyer, que segue interditada.

Transporte de cidadãos – Na noite de segunda, 8, e madrugada desta terça, 9, as equipes da Guarda Municipal ainda prestaram auxílio a diversas pessoas que estavam presas nos alagamentos fazendo o transporte para locais seguros nos bairros do Catete, Glória, Laranjeiras, Gávea, Leblon, Copacabana, entre outros pontos. Ao todo, 106 pessoas foram auxiliadas, incluindo adultos e crianças,sendo transportadas para locais seguros ou levadas para suas residências. Desse total, 56 ficaram abrigados na base da UOP-Leblon, passando a noite nas dependências da unidade até poderem retornar para casa em segurança. O auxílio incluiu uma van escolar com crianças, que em seguida foram resgatadas pelos pais.

• 9 de abril de 2019