GM apreende cerca de mil pipas, linhas e carretilhas em festival irregular no Recreio

Publicado em 30/06/2022 - 09:39 | Atualizado

Equipes da Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) apreenderam, na noite de quarta-feira (29/6), cerca de mil pipas pipas, linhas, carretéis e 12 carretilhas durante a realização de um festival irregular na altura dos postos 12 e 11 da praia do Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste da cidade. A fiscalização aconteceu pela segunda semana seguida, após reclamações enviadas para a Subprefeitura da região. Participaram da ação guardas do Subgrupamento de Operações de Praia (Sgop) com apoio do Grupamento Tático Móvel (GTM) e também do 31º Batalhão da Polícia Militar. No local havia pessoas de diversas regiões do Estado do Rio.

– Esse encontro já havia acontecido em semanas anteriores, às quartas-feiras. No dia 22, chegamos ao local e o evento já estava acontecendo. Com apoio da Rioluz, os refletores foram desligados para dispersar o público. Também multamos diversos veículos que estavam estacionados irregularmente. Ontem, agimos de forma preventiva para inibir o evento antes de começar. O público chegou aos poucos e os agentes foram realizando a orientação e a apreensão do material – destaca o subinspetor Sidney Cássio, comandante do Grupamento Marítimo da GM-Rio.

Além das apreensões, ainda foram multados mais de 40 veículos por estacionamento irregular na orla. O grupo se deslocou entre os postos 11 e 12, mas as equipes da Prefeitura e da Polícia Militar conseguiram realizar a dispersão sem conflitos ou tumultos. Após o fim da operação foi necessário solicitar o apoio da Comlurb para retirar o restante do material que ficou na praia.

A soltura de pipas na areia da praia é proibida pelo Código de Posturas Municipais. Também são proibidos a utilização desses equipamentos próximo às vias públicas e a utilização de linha chilena, pelos riscos que oferece. As linhas e pipas foram inutilizadas e as carretilhas apreendidas.

Ainda na noite desta quarta, as equipes da GM-Rio ainda coibiram uma tentativa de furto de bicicletas de locação por aplicativo na região. A ocorrência foi registrada na 16ª DP (Barra da Tijuca).

• 30 de junho de 2022