Gavião-carijó é resgatado próximo à sede da Guarda Municipal em São Cristóvão

Publicado em 28/10/2022 - 15:10 | Atualizado

Um gavião-carijó foi resgatado, na manhã desta sexta-feira (28/10), em frente à sede da Guarda Municipal do Rio (GM-Rio), no bairro de São Cristóvão, na Zona Norte. A ave foi encontrada caída no chão por funcionários de uma obra pública que está sendo realizada na via. Eles acionaram guardas municipais e entregaram o animal no prédio. Assim que recebeu o animal, a equipe da portaria acionou o Grupamento de Defesa Ambiental (GDA), que fez o resgate.

De acordo com os agentes, o animal pode ter ficado atordoado ao se chocar com algum objeto ou ouvir algum som alto, que provocou sua queda. Após avaliação inicial, foi verificado que o gavião estava em boas condições e ele foi solto na Floresta da Tijuca, que é uma região da cidade com maior concentração de mata e fauna.

Ao flagrar animais silvestres em situação de vulnerabilidade ou de perigo, a população pode acionar a Patrulha Ambiental, da Secretaria Municipal do Ambiente e Clima, por meio da Central 1746 para um resgate seguro.

• 28 de outubro de 2022