Alunos do Projeto Boa Guarda se destacam em competição de jiu-jitsu

Publicado em 08/03/2023 - 20:38 | Atualizado
Campeonato Sul-Americano de Jiu-jitsu Open - Divulgação

Alunos do Projeto Boa Guarda, da Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio), alcançaram mais uma conquista domingo (05/03), durante o Campeonato Sul-Americano de Jiu-jitsu Open, disputado na Arena da Juventude, em Deodoro, Zona Oeste da cidade. O evento foi promovido pela Sport Jiu Jitsu South American Federation (SJJSAF).

Participaram da competição cinco crianças de oito a dez anos, dois adolescentes de 13 anos e dois adultos. Os adolescentes, Daniel Cesar e Nathan, são autistas e vêm sendo incluídos em todas as atividades promovidas pelo projeto. As crianças que participaram da competição venceram diversas lutas, e os adultos subiram aos lugares mais altos do pódio, conquistando o ouro e a prata na categoria super pesado-máster 1. Eles foram acompanhados na competição pelo coordenador do projeto, o subinspetor Claudio Afonso, e pelos professores Vicente de Paula e Érica Antunes, que também são guardas municipais e atletas competidores do Jiu-jitsu.

A participação em competições é altamente estimulada pelos professores do projeto por causa dos benefícios, que vão desde o estímulo para permanecer no esporte e evoluir na prática esportiva, além de proporcionar novas experiências de aprendizagem e até inspirar futuras profissões.

Em janeiro deste ano, os atletas de muay thai Vinícius Silva e Mário Soares se destacaram no evento World Extreme Combat League (WECL), disputado também Rio de Janeiro. Os dois são alunos do guarda municipal Anderson Musgo, que é mestre nesta modalidade desportiva e conquistou diversos títulos na Tailândia, país onde nasceu o muay thai. Vinícius disputou a luta mais importante da competição e faturou o cinturão e o título intercontinental pela WECL, na categoria até 63,5 quilos. Essa conquista deixou o atleta apto a disputar o mundial que acontecerá em outubro deste ano, na Itália. Já o atleta Mário Soares nocauteou seu oponente no segundo round com uma joelhada e conquistou medalha na categoria até 81 quilos.

Já no mês de fevereiro, mais dois alunos do projeto subiram ao pódio em uma competição de MMA realizada na Arena Global 23, no bairro de Irajá, na Zona Norte do Rio. Foi a primeira disputa dos alunos, ambos de 20 anos, que fazem parte do projeto há seis meses. Eles competiram na categoria jiu-jitsu sem kimono, tendo um deles ficado em primeiro lugar e, o outro, em segundo lugar.

Saiba mais sobre o Boa Guarda

O nome do projeto faz referência a uma das posições de combate mais importantes que tem como foco a defesa. Na Zona Oeste, as aulas acontecem diariamente no Parque Radical de Deodoro, próximo à entrada. São oferecidas aulas de muay thai , jiu-jitsu, capoeira, judô e treinamento funcional. Já na Zona Norte, o projeto é realizado no Parque Madureira, sendo disponibilizadas as modalidades de kickboxing e  capoeira, na altura da base da GM-Rio. As inscrições devem ser realizadas nos próprios locais.

Nas duas unidades, as aulas são ministradas por guardas municipais que são mestres e professores nas modalidades oferecidas, muitos deles campeões do esporte também.

O projeto Boa Guarda é uma iniciativa que integra a frente de ações sociais da GM-Rio de proximidade e interação com a população, assim como já acontece com o Showdog e a Cinoterapia e as Atividades Lúdicas e Palestras da Ronda Escolar.

• 8 de março de 2023