Alunos de projeto social da GM-Rio são classificados em seletiva que vai formar seleção de Muay Thai

Publicado em 30/08/2021 - 19:23 | Atualizado
Atletas de muay thai Divulgação / Prefeitura do Rio

Dois atletas que fazem aulas de Muay Thai no projeto social “Boa Guarda”, mantido pela Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) no Parque Radical de Deodoro, foram classificados neste fim de semana (28 e 29/08) na seletiva que vai formar a seleção brasileira de Muay Thai. A equipe vai participar dos Campeonatos Brasileiro, Sul-americano e Pan-americano. O evento aconteceu em Araruama, na Região dos Lagos, e foi organizado pela Confederação Brasileira de Muay Thai Tradicional (CBMTT), que é filiada à Federação Internacional de Muay Thai Amador (IFMA, na sigla em inglês), entidade ligada ao Comitê Olímpico Internacional.

Vinícius Silva, de 32 anos, foi classificado na categoria até 60Kg adulto. Já o atleta Vinícius Peixoto, de 14 anos, que é conhecido como Mucilon, conseguiu vaga na categoria até 75 kg juvenil. Vitor, inclusive, já havia se sagrado campeão do evento M-One Muaythai Championship, que aconteceu em 21 de agosto, e também faturou o título de campeão carioca de Muay Thai, em abril deste ano, pela Federação Carioca de Muay Thai (FMTC). Ele está treinando no projeto “Boa Guarda” há aproximadamente um ano.

– Para mim, é mais uma realização de sonho ver os alunos do projeto Boa Guarda se destacando nas competições. Fico feliz em poder ajudar a molecada das comunidades a realizar seus sonhos. Agradeço a Deus e à Guarda Municipal por me darem essa oportunidade. O Muay Thai se tronou um esporte olímpico e já sonhamos com um título. O Vítor, por exemplo, é uma promessa, pois é um atleta muito talentoso, dedicado e focado – destaca o professor do projeto, o guarda municipal Anderson Souza, ou mestre Musgo, como ele é conhecido no meio esportivo.

Musgo é campeão mundial de Muay Thai, pela Muaythai and Muay Boran Sport Association, e vencedor da competição Max Muay Thai, considerada uma das mais importantes do mundo da modalidade esportiva, sendo o segundo lutador brasileiro a conquistar o título profissional. Ele ainda é professor da Academia GFTeam, em Bento Ribeiro.

Saiba mais sobre o “Boa Guarda”

O projeto “Boa Guarda” oferece aulas gratuitas de artes marciais e treinamento funcional no Parque Radical de Deodoro, na Zona Oeste, voltado para crianças a partir de 10 anos, jovens e adultos que moram na região. O projeto é gerido pela Coordenadoria de Ações Especializadas (CAE) da GM-Rio. O nome do projeto faz referência a uma das posições de combate mais importantes da luta que tem como foco a defesa. São oferecidas aulas de Muay Thai, Jiu-jitsu, Judô e treinamento funcional no galpão que abrigava a estrutura da construtora Queiroz Galvão.

O projeto proporciona bem-estar e qualidade de vida para os moradores da região e também maior aproximação e integração entre a GM-Rio e a população, inserindo os guardas municipais no dia a dia da comunidade. As aulas são todas ministradas por guardas municipais mestres das artes marciais e profissionais da área de Educação Física.

• 30 de agosto de 2021