Prefeitura conclui serviço de limpeza e desassoreamento do Rio Acari, na Zona Norte

Publicado em 27/07/2023 - 11:07 | Atualizado em 27/07/2023 - 11:56
O trabalho de limpeza e desassoreamento do rio ajuda na prevenção de enchentes - Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio, por meio da Fundação Rio-Águas, concluiu os serviços de limpeza e desassoreamento do Rio Acari, um dos principais rios da Zona Norte. Os bairros de Acari, Barros Filho, Fazenda Botafogo e Honório Gurgel são beneficiados com os trabalhos, que foram executados por escavadeiras hidráulicas, entre a Avenida Pastor Martin Luther King e a Estrada João Paulo.

– A limpeza do Rio Acari é importante para melhorar o escoamento das águas pluviais de bairros como Fazenda Botafogo e Barros Filho, que têm um histórico de enchentes. A Rio-Águas realizou um trabalho que há anos não era feito neste rio, limpando uma grande extensão de mais de três quilômetros – explicou o presidente da Fundação Rio-Águas, Wanderson Santos.

Os trabalhos cobriram a extensão de 3,1 km de rio e retiraram mais de 191 mil toneladas de material do canal, que representam em torno de 16 mil caminhões basculantes de 12 toneladas.

– Os bairros ao longo do Rio Acari são os que possuem o menor índice de desenvolvimento social e econômico da cidade. Quando cai uma chuva forte, os impactos são muito grandes nessa área e as famílias perdem aquilo que demoraram anos para conquistar. O trabalho da Prefeitura do Rio, por meio da Rio-Águas, é essencial para que essas pessoas retomem sua dignidade e se sintam seguras, apesar das adversidades climáticas – destacou o subprefeito da Zona Norte, Diego Vaz, sobre a importância do trabalho para região.

Foram retiradas mais de 191 mil toneladas de material do canal do Rio Acari – Prefeitura do Rio

• 27 de julho de 2023