Fundação Rio-Águas representa a cidade do Rio em evento sobre água e esgoto no Japão

Publicado em 23/10/2023 - 11:52 | Atualizado
O evento foi realizado em Tóquio, no Japão, na semana passada - Divulgação

A Fundação Rio-Águas participou do evento Visita técnica e Negócios de Sistemas de Água e Esgoto, promovido pelo governo metropolitano de Tóquio (JAP), que foi realizado na última semana na metrópole japonesa. O presidente da Rio-Águas, Wanderson Santos, representou o Rio de Janeiro no encontro que reuniu mais de 30 cidades do mundo.

Em uma mesa redonda, Santos falou sobre os avanços e desafios em direção à universalização do esgoto tratado na cidade do Rio de Janeiro, tema que a Rio-Águas acompanha como o órgão especializado em drenagem e esgotamento sanitário e como ente regulador da concessão municipal de esgotamento sanitário na Zona Oeste.

– Rio de Janeiro e São Paulo foram as únicas cidades da América do Sul presentes no encontro, que reuniu pessoas do mundo inteiro para discutir novas tecnologias e tendências para o sistema hidráulico e de esgoto sanitário das cidades. Foi uma oportunidade de apresentar o progresso do Rio em direção à universalização do acesso ao esgoto tratado. Em 24 bairros da Zona Oeste, que fazem parte da concessão municipal, a cobertura já chega a 57% da população. Ainda há muito o que fazer, mas estamos avançando – destacou Wanderson Santos.

O governo metropolitano de Tóquio convidou a Prefeitura do Rio para participar do evento internacional, que teve como objetivo mostrar as tecnologias do sistema hidráulico e de esgoto sanitário da capital japonesa, e foi realizado de 17 a 20 de outubro. As despesas de passagens aéreas e hospedagem foram custeadas pelos anfitriões.

• 23 de outubro de 2023