Fundação João Goulart promove Curso de Gestão Pública baseada em Evidência

• Início/
  • /
  • Fundação João Goulart promove Curso de Gestão Pública baseada em Evidência

A Fundação João Goulart promoveu o Curso de Gestão Pública baseada em Evidência. Pensando na maior efetividade das políticas públicas, a Coordenadoria de Capacitação e Desenvolvimento, foi responsável por organizar todo o processo para que gestores e profissionais estratégicos da Prefeitura do Rio tivessem acesso à capacitação, em parceria com a  Iniciativa RioMais e a Base dos Dados.

Este curso tem como objetivo desenvolver gestores para serem protagonistas da cultura de gestão de políticas públicas baseada em evidência e promover a integração de dados entre unidades administrativas. Estes gestores públicos serão capazes de elaborar e acompanhar as políticas públicas tomando as melhores decisões. É importante reforçar a necessidade de que a prática destes servidores seja combinada com um pensamento crítico e analítico apurado. A partir daí, utilizar de forma consciente, criteriosa e transparente das mais adequadas evidências coletadas possíveis do contexto organizacional da prefeitura e da cidade.

Gestores precisam que suas tomadas de decisão sejam fonte confiável e de credibilidade. Além de contribuir com o aumento da qualidade e efetividade dos serviços oferecidos aos cariocas, tendo resultados superiores aos estabelecidos em metas. A sociedade vai identificar que melhores decisões foram tomadas com base nos resultados vistos pela cidade. Iniciativas assim são fundamentais para aumentar a capacidade técnica do servidor público que está em cargo de liderança ou gestão.

O primeiro módulo já foi concluído (total de 17h/aula) com participação de gestores e técnicos da Subsecretaria de Planejamento e Acompanhamento de Resultados (SMFP), Líderes Cariocas da Secretaria Municipal de Governo e Integridade Pública e da Secretaria Municipal de Educação (SME) e técnicos da Secretaria Municipal de Governo e Integridade Pública e Secretaria Municipal de Ordem Pública. Dentro do cronograma foram trazidos temas como: Diagnóstico do problema, Desenho de política pública, Plano de implementação e monitoramento, Avaliação de Impacto e Lidando com os desafios de implementação na prática.

Em breve o segundo módulo do curso estará disponível.  Nele serão abordados temas sobre formas de evidenciar e integrar dados na Prefeitura do Rio. Visando oferecer uma proposta de melhor solução educacional, foi realizada uma pesquisa sobre integração de dados nas unidades administrativas da prefeitura. Este módulo, que terá duração de aproximadamente 20h/aula, terá além da atuação da Riomais, maior participação da Base dos Dados com professores e elaboração de conteúdo.

Categoria:

• 6 de outubro de 2021