Fundação João Goulart lança Política Carioca de Desenvolvimento de Gestores

Publicado em 18/01/2022 - 16:05 | Atualizado em 18/01/2022 - 16:19
  • Início/
  • Fundação João Goulart lança Política Carioca de Desenvolvimento de Gestores

A Fundação João Goulart publicou hoje no Diário Oficial a Política Carioca de Desenvolvimento de Gestores, um documento que normatiza a capacitação e desenvolvimento de gestores.

A Política Carioca de Desenvolvimento de Gestores institucionaliza e estrutura o conjunto de ações estratégicas de formação e desenvolvimento para gestores municipais, caracterizando-se como um instrumento fundamental para o aprimoramento permanente da gestão pública da cidade do Rio de Janeiro.

Esta ação tem como base o conceito de valorização das carreiras de Estado, com objetivo de preservar a qualidade da Administração Pública Municipal, dotando a Prefeitura de gestores de alta performance. A elaboração deste documento teve como base as legislações existentes na Prefeitura do Rio de Janeiro, relacionadas às atividades de capacitação; às diretrizes do Planejamento Estratégico 2021-2024; à NBR ISO 10015 (Norma Técnica da ABNT relativa ao Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal), além de considerar as experiências em programas de formação no universo das instituições públicas e privadas.

Dentre alguns objetivos estão:

• promover os programas de formação e desenvolvimento de gestores e Líderes Cariocas;
  • alavancar a integração e a comunicação entre os gestores das diferentes unidades administrativas, viabilizando uma rede de apoio para o alcance dos objetivos estratégicos da Prefeitura;
  • gerenciar as atividades de planejamento, execução, acompanhamento e avaliação das atividades de capacitação de gestores, permitindo o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de novos conhecimentos, habilidades e atitudes;

Dois documentos fazem parte da Política: matriz de competências essenciais dos gestores e portfólio de capacitações e desenvolvimento dos gestores cariocas.

A Matriz de Competências Essenciais do Gestor Carioca tem como objetivo definir o conjunto de competências essenciais de gestão que irão orientar as seleções, as avaliações de desempenho, as capacitações e os programas de formação e desenvolvimento da FJG no seu planejamento didático metodológico.

Já o Portfólio de Capacitação e Desenvolvimento dos Gestores Cariocas é um conjunto de programas de capacitação e desenvolvimento, destinados aos ocupantes de cargos de direção no nível estratégico e tático do Município do Rio de Janeiro, bem como de futuros sucessores e Líderes Cariocas, de modo a subsidiar ganhos de eficiência, eficácia e efetividade das políticas públicas e do atendimento aos cidadãos.

É mais uma oportunidade de implementar ações inovadoras para a Gestão Pública, reforçando sempre a preocupação na qualidade das entregas feitas pela Fundação. Também será importante para fortalecer e valorizar as servidoras e servidores públicos em cargos de gestão e liderança, sendo esse um fator crítico de sucesso para a transformação desejada para a cidade do Rio de Janeiro e o seu protagonismo no mundo. Ocupar cargos gerenciais nesse cenário requer, além de mudanças imediatas dos modelos de gestão, o desenvolvimento dos gestores públicos para competências que vão além do conhecimento técnico e que possibilitam transformações capazes de mudar a atual realidade.

O lançamento da Política Carioca de Desenvolvimento de Gestores não só vai subsidiar os processos de gestão de pessoas, como os de seleção, avaliação e capacitação e desenvolvimento. Todos os envolvidos saem ganhando, mas principalmente cidadãos cariocas com políticas públicas planejadas e executadas com alto nível de qualidade.

Para conhecer a Política na íntegra,

clique aqui.

Categoria: