Fundação João Goulart lança novo Programa Líderes Cariocas – versão 4.0

Publicado em 03/11/2021 - 11:01 | Atualizado em 02/11/2021 - 21:11
  • Início/
  • Fundação João Goulart lança novo Programa Líderes Cariocas – versão 4.0

A Fundação João Goulart, através da Coordenadoria de Gestão de Lideranças, lança nesta quarta-feira (03) o novo Programa Líderes Cariocas versão 4.0, com a participação do Prefeito em exercício Carlo Caiado, do Secretário Municipal de Fazenda e Planejamento Pedro Paulo e da Presidente da Fundação João Goulart, Rafaela Bastos. O evento também contou com a presença  de  Líderes Cariocas de diversas secretarias e o Secretariado da atual gestão do governo Eduardo Paes.

Além de um novo programa, uma nova versão, é também um novo momento para o Programa Líderes Cariocas e também para os Líderes atuais e os que chegarão.  Novas abordagens serão contempladas como os Ciclos de Liderança, a revisão da missão, dos processos e dos produtos do programa. O compromisso é torná-lo, cada vez mais,efetivo, relevante e inovador para a Prefeitura, a cidade e os cidadãos cariocas. O papel do programa é,  por meio seus líderes selecionados e formados, realizar uma gestão dos talentos internos da Prefeitura, aumentando a nossa capacidade de enfrentar desafios junto ao governo e gerenciar problemas municipais de maneira efetiva e otimizando recursos públicos.  O resultado esperado é a melhoria na prestação de serviços e na elaboração e implementação de políticas públicas para o cidadão, a partir da tomada de decisão de lideranças qualificadas, bem como o gerenciamento e criação de projetos que mudem a vida na cidade do Rio de Janeiro.

O lançamento do Programa Líderes Cariocas, versão 4.0, cumpre o compromisso 5 da Carta-Compromisso Servidores do Prefeito Eduardo Paes: “Retomar o programa ‘Líderes Cariocas’ que garante a capacitação gerencial e o desenvolvimento profissional de talentos do serviço público do Rio de Janeiro e priorizar os servidores públicos de carreira no preenchimento das vagas de chefia e coordenação da prefeitura.”

Para o lançamento do novo programa foi realizado um choque de reestruturação com um pacote de 10 medidas que contemplavam desde um diagnóstico da situação atual até um relacionamento customizado com os Líderes atuais. Foi realizado benchmarking com programas nacionais e internacionais e pesquisa de escuta ativa com os Líderes Cariocas para a avaliação de impacto do programa nas suas carreiras e atividades profissionais. Uma das principais mudanças é o PIC – Projeto de Incentivo à Carreira, que nada é mais do que um  incentivo educacional para trazer resultados céleres para lideranças que precisam de algum conhecimento muito específico e também conteúdos mais atualizados e disruptivos no curso de formação, destacando-se temas como dados e evidências e desenvolvimento de soft skills. E claro, uma nova marca, para um novo momento, além do brasão da Prefeitura, agora a palavra LÍDERES está diretamente conectada aos cariocas, uma conexão feita de diversas maneiras, representando a diversidade do grupo de Líderes Cariocas.

Hoje o programa conta com 88 Líderes ativos e 200 Líderes Alumni (servidores que passaram pelo Programa e que hoje atuam como parceiros e consultores em Projetos Transversais e como Multiplicadores de conhecimento para outros Gestores e Servidores da Prefeitura). O Líder Carioca é prioritariamente um servidor público de carreira e é responsável por ampliar a capacidade gerencial de alto desempenho nos órgãos em que atuam, capilarizar boas práticas de gestão, implementar estratégias governamentais a partir de desafios demandados pela sociedade, mediar interesses públicos e lideram ações, projetos e políticas públicas com alto impacto na melhoria de vida do cidadão.

Quem tiver interesse em participar do Programa Líderes Cariocas, o processo seletivo será aberto em janeiro de 2022, e a posse dos novos Líderes no dia 1º de março, aniversário da cidade. Os que desejarem, podem fazer o pré-cadastro a partir desta quarta-feira, clicando aqui e receber diretamente o comunicado para a inscrição no processo seletivo assim que forem abertas as inscrições.

A Fundação João Goulart acredita que todos sairão ganhando ainda mais: a Prefeitura do Rio, os servidores Líderes Cariocas e a Cidade do Rio de Janeiro. É a retomada de uma história de sucesso.

Categoria:

• 3 de novembro de 2021