Publicado em 26/10/2023 - 07:00 | Atualizado em 26/10/2023 - 09:06
  • Início/
  • /
  • Programa Rio+ certifica 60 iniciativas para uma cidade mais inteligente e sustentável
A sede da Prefeitura do Rio - Marcelo Piu / Prefeitura do Rio

O Programa Rio + certificou, na quarta-feira (25/10), 60 iniciativas dos órgãos da Prefeitura do Rio que contribuem para um Rio mais inteligente e sustentável. O programa, com foco na cultura de gestão sustentável, foi criado pela Coordenadoria de Cidade Inteligente (CCI), que funciona no Centro de Operações Rio (COR), em parceria com o Escritório de Planejamento da Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento. O programa criou o SELO RIO+ para valorizar e reconhecer essas iniciativas que contribuem para a qualidade de vida do carioca.

A entrega das certificações aconteceu no auditório da Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar). O evento teve a participação de representantes municipais: Willington Feitosa (coordenador de Cidade Inteligente), Joyce Trindade (secretária de Políticas e Promoção da Mulher) e Jean Caris (subsecretário de Planejamento e Acompanhamento de Resultados da Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento).

– Iniciativas como essas só contribuem para uma cidade cada vez mais sustentável, inteligente e integrada. O COR fica lisonjeado com os selos recebidos, mas parabeniza a Prefeitura do Rio como um todo pelo trabalho desenvolvido. São 60 iniciativas muito importantes para a nossa cidade – destacou o chefe executivo do COR, Marcus Belchior.

A principal característica inovadora deste programa, depois da etapa de mapeamento e reconhecimento, é o processo de classificação das iniciativas em diferentes temáticas, para serem trabalhadas e aperfeiçoadas. O objetivo é aumentar a eficiência e potencializar os resultados. Em maio, o projeto rendeu à Prefeitura do Rio o Prêmio InovaCidade 2023, realizado pelo Instituto Smart City America Business.

– O Rio+ é uma excelente iniciativa para qualificarmos projetos inovadores e que promovam o desenvolvimento sustentável na Cidade do Rio. Nós criamos critérios para qualificação destes projetos de acordo com o Planejamento Estratégico e o Plano de Desenvolvimento Sustentável da cidade e avaliamos os indicadores de políticas públicas relacionado – afirmou Daniel Mancebo, coordenador do Escritório de Planejamento.

A participação de cidadãos e de conselhos municipais, o uso de tecnologias e a capacidade de influenciar outras áreas são alguns dos pontos valorizados na certificação. As iniciativas foram cadastradas pelas secretarias e órgãos e analisadas pela equipe especializada da Coordenadoria de Cidade Inteligente.

– O Programa Rio+ mostra como os órgãos e secretarias da Prefeitura do Rio são eficientes e realizam trabalhos de qualidade. Fizemos um cuidadoso trabalho de mapeamento e avaliação desses projetos, devido à sua qualidade. Estamos muito satisfeitos com os resultados deste primeiro evento de premiação e já estamos ansiosos pelo próximo – disse Willington Feitosa.

Das sessenta iniciativas, seis foram classificadas como bronze, 35 como prata e 19 como ouro. Dentre as classificadas como ouro, a maior parte tem foco em Desenvolvimento Econômico ou Tecnologia e Inovação. Meio Ambiente e Educação foram as temáticas mais recorrentes dentre as iniciativas classificadas como prata.

Os projetos premiados abordam temáticas diferenciadas, como nas áreas de inovação, desenvolvimento de baixo carbono, inclusão e participação social, cultura e várias outras, sendo todos desenvolvidos pela Prefeitura do Rio. Importante destacar ainda o trabalho colaborativo e de parceria entre diferentes órgãos municipais para a implementação dos projetos premiados, haja vista a necessidade de transversalidade para a melhor efetividade da política pública, o que é representado em muitos dos indicados.

Alguns dos projetos premiados foram:

DESAFIO COR – COR – Centro de Operações e Resiliência do Rio
SANDBOX.RIO – SMDUE
Mapa da Mulher Carioca – SPM-Rio
Reviver Centro – SMDUE
Aquisição de gêneros provenientes da Agricultura Familiar – SME
Programa Permanente de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio no Transporte Público – SPM –
Taxi.Rio Cidades – IplanRio
RioFestival Rio+Mulher – SPM-Rio
Projeto Rio + Reciclagem – COMLURB
Plano Municipal de Saneamento Básico – modalidade água e esgoto – SMI/RIO ÁGUAS
Plataforma Digital Locações Rio, os melhores takes de filmagem – Rio Filme