Publicado em 10/05/2023 - 09:30 | Atualizado em 10/05/2023 - 09:33
  • Início/
  • /
  • Prefeitura do Rio ganha dois prêmios nas áreas de inovação e sustentabilidade ambiental
Cass, Centro Administrativo São Sebastião, sede da PrefeituraO Conselho Municipal da Moda vai incentivar novos projetos para o setor - Arquivo/Prefeitura do Rio

As ações de inovação e sustentabilidade da Prefeitura do Rio foram vencedoras no Prêmio InovaCidade 2023, realizado pelo Instituto Smart City America Business. Os projetos “Rio de Energia Verde – Aquisição de Energia Limpa e Renovável no Mercado Livre de Energia”, da Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento, e “Rio + Inteligente + Sustentável”, da Coordenadoria de Cidade Inteligente do Rio, venceram a categoria “Inovação e Sustentabilidade Ambiental”. A cerimônia de entrega dos prêmios será realizada no dia 23 de maio, no Smart City Business Brazil Congress.

– É a primeira vez que um município faz uma compra de energia no mercado livre no Brasil. Isso é uma coisa que já acontecia na iniciativa privada há muito tempo. Objetivamente isso gera uma economia de mais de 50% na conta de energia da sede da Prefeitura. É redução de custo na veia e uma ação extremamente inovadora e inventiva no universo do serviço público. Mesmo espírito do Programa Rio+, que busca otimizar os resultados dos projetos municipais – afirma o prefeito Eduardo Paes.

O projeto de aquisição de energia no livre mercado, ou seja, sem intermediação da Light, faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE), da Prefeitura do Rio, e tem como foco o uso de energia eólica e solar para abastecer o Centro Administrativo São Sebastião (CASS). No âmbito municipal, a cidade do Rio foi pioneira na aquisição de energia limpa e renovável. Na primeira etapa do projeto, foi realizado um pregão para aquisição de mais de 76 mil MWh em um contrato de cinco anos, que resulta na economia de mais de R$ 30 milhões nas despesas de energia na Sede Administrativa da Prefeitura do Rio. Além disso, o projeto evita 40 mil toneladas de CO2 e zera as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE).

– Todos ganham com este projeto: o município, que economiza ao abrir mais opções para compra de energia; os cidadãos, que verão a melhor aplicação do seu dinheiro pago em impostos; e o meio ambiente, com a adoção de energia limpa e renovável – afirma a secretária de Fazenda e Planejamento, Andrea Senko.

Já o Programa Rio+ foi criado pela Coordenadoria de Cidades Inteligentes da Prefeitura do Rio de Janeiro (CCI), que funciona no Centro de Operações Rio (COR). A principal característica inovadora deste programa, após a etapa de mapeamento e reconhecimento, é o processo de classificação das 60 iniciativas em diferentes temáticas, para posterior trabalho, quando viável e pertinente, de ganho de eficiência, potencialização de resultados, escalonamento e otimização. Para tangibilizar esta classificação foi criado o SELO RIO+, que reconhecerá as iniciativas que já estão contribuindo para uma cidade mais inteligente e sustentável. O programa, estruturado em conjunto com o Escritório de Planejamento da Subsecretaria de Planejamento e Acompanhamento de Resultados, visa valorizar e reconhecer iniciativas que contribuem para a qualidade de vida do carioca e para que o Rio de Janeiro se torne uma cidade mais inteligente e sustentável.

– Foi um projeto de mapeamento e diagnóstico dos projetos em curso que atendem ao conceito de Cidades Inteligentes nos mais variados eixos. O Programa Rio+ mostra a maturidade e a excelência das entregas dos órgãos e secretarias da Prefeitura do Rio. Ser contemplado com o prêmio InovaCidade 2023 é motivo de imenso orgulho para nós – explica o coordenador Willington Feitosa, que destaca o Centro de Operações Rio como um dos órgãos que sintetizam um importante conceito Smart City: a capacidade de integração das mais diferentes áreas.

A participação de cidadãos e de conselhos municipais na iniciativa, o uso de tecnologias e a capacidade de influenciar outras áreas são alguns dos pontos valorizados na certificação. As iniciativas foram cadastradas pelas secretarias e órgãos e analisadas pela equipe especializada da Coordenadoria de Cidades Inteligentes. Para a entrega dos selos, foram avaliados segundo mérito, relevância, impacto e potencial de reaplicação de cada uma das ações.

• 10 de maio de 2023