Categoria:
Secretaria realiza ação pelo fim da violência contra a mulher
Publicado em 04/12/2023 - 12:44 | Atualizado em 04/12/2023 - 12:47- Início/
- /
- Secretaria realiza ação pelo fim da violência contra a mulher
A Secretaria de Políticas e Promoção da Mulher realizou uma ação em parceria com a Defesa Civil Municipal, a Polícia Militar e a Super Rádio Brasil, no domingo (3/12), no Posto 3 da Praia de Copacabana. Durante a ação, o 19º Batalhão da Polícia Militar e o 23° Batalhão da Polícia Militar demonstraram aulas de defesa pessoal para as mulheres, mediadas pelos profissionais da área. A finalidade é oferecer conhecimento para as mulheres saberem como se defender em casos de violências. A Defesa Civil e a Super Rádio Brasil estiveram presentes disponibilizando tendas e tatames para a realização da aula. A ação faz parte da campanha dos 16 dias de ativismo da Secretaria da Mulher, iniciada no último sábado de novembro.
Em 2022, a cada uma hora uma mulher sofreu algum tipo de violência no município do Rio de Janeiro, segundo dados do Mapa da Mulher Carioca. Para a secretária da Mulher, Joyce Trindade, a aula de defesa pessoal é uma ferramenta essencial para que as mulheres saibam como se proteger.
– Milhares de mulheres são afetadas pela violência diariamente. É urgente pensarmos em estratégias com foco na segurança, na vida e na dignidade das mulheres. Essa iniciativa em parceria com a Defesa Civil, a Polícia Militar e a Super Rádio Brasil é fundamental para somar esforços no enfrentamento à violência contra a mulher. Quando o assunto é salvar a vida de uma mulher, a luta precisa ser coletiva. A violência tem saída, mas para isso precisamos de políticas eficazes, oferecer acesso à informação e serviços de acolhimento. Toda mulher tem o direito de viver em segurança – afirmou Joyce.
O subsecretário de Defesa Civil, Rodrigo Gonçalves, reforça a importância dessa campanha para a cidade do Rio de Janeiro.
– A violência contra a mulher virou um tema central no debate social atual e deve ser combatida com ações práticas das autoridades competentes. Além disso, ações de conscientização como esta, para que as mulheres não tenham medo de denunciar qualquer tipo de violência, seja ela física, psicológica ou de qualquer viés, são fundamentais para construirmos um cenário social cada vez mais acolhedor para as mulheres vítimas. A Defesa Civil Municipal apoiará sempre ações com essa finalidade – destacou o subsecretário de Defesa Civil, Rodrigo Gonçalves.
Os “16 Dias de Ativismo Contra a Violência de Gênero” é uma campanha internacional que começou no dia 25 de novembro e vai até 10 de dezembro, Dia dos Direitos Humanos. A campanha faz parte do Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres e é reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 1990. A data presta uma homenagem às irmãs Patria, Minerva e María Teresa Mirabal, assassinadas em 1960, na República Dominicana.
Notícias
Avenida Brasil vai ganhar duas novas agulhas exclusivas para acesso ao Porto do Rio
24 de junho de 2026Parceria entre SMAS e Firjan Senai oferece 314 vagas gratuitas para qualificação profissional
24 de junho de 2026A um ano da Copa, futebol feminino já é realidade em projetos da Secretaria Municipal de Esportes
24 de junho de 2026Pacto pela Juventude leva 50 jovens ao Energy Summit, principal evento de inovação e sustentabilidade do país
24 de junho de 2026Academia Carioca: 17 anos promovendo saúde e qualidade de vida
24 de junho de 2026
Academia Carioca: 17 anos promovendo saúde e qualidade de vida
24 de junho de 2026
Ruas da SAARA, no Centro da cidade, recebem modernização de 112 pontos de luz
23 de junho de 2026








