Luiza Brunet é a musa do enfrentamento à violência contra a mulher no Carnaval da cidade

Publicado em 13/02/2023 - 08:10 | Atualizado
Luiza Brunet será a musa da campanha de combate à violência contra mulheres - Alexandre Macieira/Prefeitura do Rio

A Secretaria da Mulher da Prefeitura do Rio lançou, neste fim de semana, a campanha “Carnaval + seguro para as mulheres”.  Abrindo a lavagem da Marquês de Sapucaí, no sábado (11/2), com  a musa da campanha, Luíza Brunet. O prefeito Eduardo Paes, a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, e a secretária da Mulher, Joyce Trindade, conduziram o bloco da Secretaria Municipal da Mulher que desfilou com a faixa da campanha, que trouxe um QR Code com informações sobre violência contra a mulher e sobre as melhores formas de pedir ajuda.

De acordo com Luíza Brunet, liberdade é o principal objetivo da mulher brasileira, principalmente durante uma das datas mais importantes do ano para a cidade.

– No Carnaval, queremos nossas mulheres livres de qualquer tipo de assédio – afirma Luíza.

A Secretaria da Mulher também estará na Sapucaí com ponto de atendimento para mulheres em situação de violência durante o Carnaval, na altura do setor 11 do Sambódromo. Já nos desfiles da Intendente Magalhães e dos blocos de rua, a conscientização é a pauta principal. De acordo com a secretária Joyce Trindade, a informação salva vidas.

– É preciso falar sobre o assunto sempre. Recebemos relatos diários de mulheres que não sabiam que estavam em situação de violência, ou que não tinham ideia de como pedir ajuda, e descobriram durante alguma atividade em nossos equipamentos – explica Joyce.

A Secretaria de Políticas e Promoção da Mulher vai atuar também nos dois principais polos de concentração do Carnaval do Rio  em 2023. Na Marquês de Sapucaí, uma campanha de conscientização sobre a violência contra a mulher com adesivação do QRCode do site “Rio+Seguro para Mulheres” estará nas entradas da avenida e nos adesivos dos banheiros públicos. O material de divulgação também estará na revista Roteiro dos Desfiles, que é distribuída para cerca de 200 mil pessoas.

Na Intendente Magalhães e nos blocos do Centro e Zona Sul, será realizada a campanha de conscientização e orientação sobre violência contra a mulher através da panfletagem do material com QRCode do site Rio + Seguro para mulheres.

• 13 de fevereiro de 2023