Dia Internacional da Mulher: Prefeitura do Rio oferece oito mil vagas para cursos, oficinas e empregos

Publicado em 08/03/2023 - 10:48 | Atualizado em 08/03/2023 - 10:49
O evento, no Campo de Santana, recebeu um grande número de mulheres interessadas nas vagas - Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

No Dia Internacional da Mulher, o prefeito Eduardo Paes participou, nesta quarta-feira (8/3), ao lado da secretária de Políticas e Promoção da Mulher, Joyce Trindade, do evento 8M, uma iniciativa da Prefeitura do Rio para que as mulheres voltem ao mercado de trabalho. Foram oferecidas oito mil vagas para empregos, cursos e oficinas de capacitação nas áreas do comércio, indústria e tecnologia. As inscrições podem ser realizadas até as 15h desta quarta-feira, presencialmente, no Campo de Santana, no Centro, e no Calçadão de Campo Grande, na Zona Oeste.

– Temos orgulho, na Prefeitura do Rio, da criação da primeira Secretaria da Mulher de todas as capitais brasileiras. Assim, conseguimos ter o olhar focado, elaborar políticas para as mulheres. E hoje, neste 8 de março, temos uma ação concreta, muito objetiva, que permite que de fato aconteça a emancipação da mulher. É um conjunto importante de políticas para a mulher ir para o mercado de trabalho, porque ela pode ser tudo o que ela quiser. Temos de reiterar sempre isso. Temos uma cultura de que a mulher deve trabalhar em determinadas áreas e outras não. O que queremos reafirmar, permanentemente, é que a mulher pode trabalhar onde ela quiser – afirmou Eduardo Paes, durante o evento no Campo de Santana.

A secretária de Políticas e Promoção da Mulher destacou o papel de inclusão e luta pelos direitos das mulheres, que tem sido realizado desde janeiro de 2021. E ressaltou que essa oferta de oito mil vagas de empregos, cursos e oficinas também foi fruto da parceria realizada com outras pastas do município.

– Oito de março com oito mil oportunidades para as mulheres do Rio. A nossa missão é garantir que toda mulher tenha dignidade, emprego, capacitação e oportunidade. Sabemos que para romper o ciclo da violência é necessário que as mulheres tenham condições financeiras. Então, hoje temos esse intuito de garantir vida para as mulheres. Estamos oferecendo mais de 50 áreas de capacitação, desde área da indústria, tecnologia, comércio, idiomas e muito mais. Queremos reafirmar que todos os lugares são para elas – destacou Joyce Trindade.

A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, responsável pelo gerenciamento do banco de empregos da Prefeitura, realizou uma edição do Emprega Rio voltado para o cadastro de vagas de emprego disponibilizadas pelas empresas parceiras e tirou dúvidas sobre auxílio- desemprego e a nova carteira de trabalho digital.

A empresa Magazine Luiza (Magalu), o Grupo Cataratas, o Centro Integrado Empresa Escola (CIEE) e a Fundação Mudes ofereceram vagas de emprego, estágio e jovem aprendiz. A Universidade Estácio de Sá, a ONG Abraço Cultural, a Firjan e a Fecomércio foram parceiros da ação.

– Busco uma nova opção no mercado. Espero que esse dia seja incrível, inesquecível. Soube do evento por meio das redes sociais. Estou há três meses desempregada, mas abri meu próprio negócio de vendedora de doces para não ficar parada e pagar meus gastos, como a faculdade – contou Raíza Moreira dos Santos, de 20 anos, que tem experiência em área administrativa de empresas.

Entre os cursos oferecidos, Mulheres.Tech, Elas na Indústria, Elas no Comércio e Mulheres Bilíngues destinaram uma bolsa-auxílio, no valor de R$ 200 a R$ 400, e auxílio passagem para a realização do curso.

A Secretaria Municipal de Saúde e o Serviço Social da Indústria (Sesi) ofereceram serviços gratuitamente para as mulheres. A Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia abriu vagas nos cursos das Naves do Conhecimento.