Publicado em 23/09/2022 - 12:59 | Atualizado
  • Início/
  • /
  • Instituto Fundação João Goulart realiza treinamento para criação de Unidade Nudge na Prefeitura de São Vicente

São Vicente, em São Paulo, o primeiro município fundado no Brasil, receberá, na próxima segunda-feira (26/9), consultoria da NudgeRio. A equipe, que pertence ao Instituto Fundação João Goulart, da Prefeitura do Rio, auxiliará a cidade paulista na implantação de uma unidade, no treinamento de servidores públicos e na disseminação da metodologia Nudge para Políticas Públicas. As unidades nudge, por meio de ciências comportamentais, incentivam cidadãos a tomarem melhores decisões.

A consultoria será realizada para mais de 100 servidores, entre os dias 26 e 30 de setembro. O projeto será composto por Aula Magna, Mentoria e Curso exclusivo, totalizando mais de 24 horas de conteúdos práticos e teóricos, a partir da experiência da NudgeRio, que é a primeira Unidade de Nudges em governos do Brasil.

A parceria conta  o apoio da Comunitas, organização da sociedade civil que tem como especialidade a criação e implementação de parcerias sustentáveis entre os setores público e privado e que geram impacto do investimento social, focando na melhoria dos serviços públicos.

Para a presidente do Instituto Fundação João Goulart, Rafaela Bastos, “uma Prefeitura que se propõe a desenvolver projetos e políticas públicas com a metodologia Nudge se importa com a perspectiva do cidadão no acesso ao serviço público, contribuindo para que a experiência seja a melhor possível para o usuário, a partir de incentivos corretos que resultam em excelência na prestação de serviços e redução de custos e de danos aos equipamentos e instrumentos municipais”.

Os projetos nudges começaram na gestão Eduardo Paes, em 2014, sendo pioneira em governos do país. Um dos projetos da unidade foi o “Nudge Multas”, uma iniciativa de envio de lembretes de pagamento aos contribuintes com multas em aberto. O projeto elevou em 215% o pagamento de multas de trânsito pendentes.

• 23 de setembro de 2022