Publicado em 21/03/2023 - 18:48 | Atualizado
  • Início/
  • /
  • Comitê Plástico Circular Rio analisa geração de resíduos em grandes eventos na cidade

Criado em dezembro de 2022 com o objetivo de incentivar as ações de sustentabilidade no município, o Comitê Plástico Circular Rio, resultado de uma parceria entre o município e a União Europeia, teve seu início na última semana, durante encontro na Prefeitura do Rio.

Representantes do Comitê Integrado de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável do município, do Escritório de Planejamento da Secretaria de Planejamento e Fazenda e das demais secretarias municipais que integram a iniciativa receberam lideranças do Programa Plásticos Circulares nas Américas (CPAP), da União Europeia, para debater questões sobre geração de resíduos, gestão do plástico de uso único e a implementação de novos programas de incentivo à redução do consumo de plástico na cidade.

Durante o encontro os participantes analisaram o volume de resíduos gerados nos últimos grandes eventos, como Réveillon e Carnaval, e trataram sobre ações e programas que futuramente serão implementados em algumas comunidades do Rio, como o Recicla Comunidade.

Segundo o Coordenador Geral do Escritório de Planejamento da Prefeitura do Rio, Daniel Mancebo, as ações desenvolvidas pelo Comitê serão integradas às políticas econômicas, sociais e urbano-ambientais da gestão municipal:

– O Comitê Plástico Circular Rio reforça o compromisso da Cidade em apoiar iniciativas inovadoras que reduzam a geração de lixo e aumentem a reciclagem e a valorização de resíduos, como preconizado pelo nosso Plano de Desenvolvimento Sustentável e Ação Climática e pelo Plano Estratégico.

De acordo com a coordenadora do programa Plásticos Circulares nas Américas, Tathiana Colturato, durante o encontro também foram apresentados projetos pilotos resultantes do processo de inovação, desenvolvido ao longo de 2022 com diferentes parceiros na cidade, com foco na promoção de um turismo com redução no consumo do plástico de uso único.

– O apoio do Rio consolida a cidade na liderança da implementação de uma agenda climática robusta com um olhar para os diferentes setores.

Plástico Circular Rio

Integram o Comitê Plástico Circular Rio as secretarias de Planejamento e Fazenda, Meio Ambiente e Ação Comunitária, além da Comlurb. A iniciativa, resultado de uma parceria de cooperação internacional entre o governo municipal e a União Europeia, integra políticas econômicas, sociais e urbano-ambientais para a gestão de resíduos plásticos no município.

Uma das metas é desenvolver ações de orientação e suporte para a produção e o consumo sustentáveis de diferentes tipos de plástico em diversos pontos da cidade, como nos quiosques da orla, restaurantes, hotéis e eventos, apoiando a construção de negócios sustentáveis e turistas responsáveis.

• 21 de março de 2023