Publicado em 28/07/2023 - 19:10 | Atualizado
  • Início/
  • /
  • Secretaria Municipal de Esportes faz novas entregas de alvarás para prática de esportes ao ar livre na Barra da Tijuca
Entrega de alvarás para a prática de esportes na praia - Divulgação

Para organizar, regularizar e formalizar a prática de esportes ao ar livre, dando mais segurança à população carioca, a Prefeitura do Rio entregou, na manhã desta sexta-feira (28/7), 109 alvarás para esse tipo de atividade. A iniciativa ocorreu na Avenida Lúcio Costa, na Barra da Tijuca. Em abril foram distribuídas as primeiras 102 permissões do ano, contemplando pessoas de bairros da Zona Sul – Flamengo, Botafogo, Laranjeiras, Urca, Leme, Copacabana, Ipanema e Leblon –, em diferentes modalidades como funcional, beach tennis, futevôlei e vôlei, entre outras.

A entrega nesta sexta-feira teve a presença do secretário Municipal de Esportes, Guilherme Schleder, e do subprefeito da Barra, Recreio e Vargens, Raphael Lima. A iniciativa tem ainda a participação da Secretaria Municipal de Ordem Pública.

– É gratificante presenciar a ocupação saudável dos espaços públicos por meio do esporte. Esses ambientes proporcionam inúmeros benefícios. Além de contribuirmos para a saúde e o bem-estar dos cariocas, podemos fortalecer o sentimento de comunidade e tornar nossa cidade mais vibrante, inclusiva e harmoniosa – disse o secretário de Esportes, Guilherme Schleder.

Em março de 2021 foi criado o Comitê de Qualificação dos Espaços Públicos para a Prática Desportiva e de Lazer na cidade do Rio de Janeiro com o objetivo de ordenar as práticas esportivas ao ar livre.

– Nós temos como foco organizar o espaço da praia. Por isso mesmo, a Secretaria de Ordem Pública fiscaliza diariamente todas as escolinhas que prestam serviço à população por meio dos alvarás obtidos na Secretaria de Esportes. Queremos harmonizar os interesses dessas escolinhas com o trabalho dos barraqueiros de praia, então a secretaria tem diálogo constante com todas as pessoas que frequentam as praias e fiscaliza, obviamente, porque o nosso objetivo é permitir um espaço público organizado, democrático e absolutamente em respeito à legislação e à coletividade – afirma o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.

O pedido de alvará é feito por meio do Carioca Digital, e as instruções são encontradas no perfil oficial da Secretaria Municipal de Esportes no Instagram (@smelrio). A expectativa é de que neste ano sejam entregues em torno de 400 alvarás no município do Rio.

– A renovação dos alvarás garante e incentiva a utilização das nossas praias com práticas de atividades saudáveis. O Rio de Janeiro é uma cidade muito rica em espaços democráticos como as praias. A entrega do alvará é uma chancela para a ocupação regular, que resgata a sensação de pertencimento pelos moradores de áreas que são suas por direito – afirmou o Subprefeito da Barra, Raphael Lima.

• 28 de julho de 2023