Publicado em 30/06/2022 - 17:32 | Atualizado
  • Início/
  • /
  • Secretaria de Esportes realiza 4ª edição do Intervilas para alunos PCDs das Vilas Olímpicas
O Intervilas vai reunir 372 alunos e mais de 100 profissionais das Vilas Olímpicas - Divulgação

A Secretaria Municipal de Esportes do Rio realizará a 4ª edição do Intervilas para alunos PCDs das Vilas Olímpicas, neste sábado (2/7), às 9h, na Vila Olímpica Artur da Távola, em Vila Isabel. O evento contará com a participação de 17 Vilas, que disputarão quatro modalidades: bocha, atletismo, natação e arremesso de peso.

– O Intervilas é um evento muito importante, que promove a inclusão e auxilia no desenvolvimento dos atletas das Vilas Olímpicas. Muitos alunos têm a experiência de participar de uma competição pela primeira vez através desse evento e acabamos descobrimos vários talentos – destacou o secretário de Esportes, Francisco Bandeira.

O evento tem como objetivo estimular a prática esportiva por meio da competição para pessoas com deficiência inseridas nas Vilas Olímpicas, com base nos valores olímpicos e paralímpicos. Além disso, o campeonato visa proporcionar a troca de experiências entre os alunos, profissionais e familiares.

O Intervilas vai reunir 372 alunos e mais de 100 profissionais das Vilas Olímpicas: Artur da Távola, Clara Nunes (Acari), Dr. Sócrates Brasileiro (Guaratiba), Encantado, Félix Mielli Venerando (Honório Gurgel), Gamboa, GREIP da Penha, Jorginho da SOS (Alemão), Mané Garrincha (Caju), Mangueira, Mato Alto, Seu Amaro (Maré), Mestre André (Padre Miguel), Oscar Schmidt (Santa Cruz), Vidigal, CIAD, Nilton Santos (Ilha).

Os atletas serão agrupados por idade, gênero e habilidades. No atletismo, serão disputadas provas de 25m, 50m com parceiro, 100m, revezamento 4×100 m, revezamento unificado 4×100 m (2 parceiros). Na natação, terão provas de 25m livre, 25m com parceiro, 50m livre, revezamento 4×25 m, revezamento 4×25 m com parceiro. Além disso, há as disputas de bocha e arremesso de peso.

O nadador Douglas Matera, prata no revezamento 4×100m misto, nos Jogos de Tóquio 2020, estará presente na abertura e fará uma demonstração dos quatro estilos para os alunos.

• 30 de junho de 2022