Publicado em 15/01/2023 - 17:29 | Atualizado em 15/01/2023 - 18:07
  • Início/
  • /
  • Prefeitura inaugura passarela sobre o Canal das Taxas e quadras poliesportivas, no Recreio dos Bandeirantes
As novas quadras poliesportivas darão mais opção de lazer aos frequentadores da Vila Olímpica Didi - Beth Santos/Prefeitura do Rio

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, esteve, na manhã deste domingo (15/01), no Recreio dos Bandeirantes, para fazer duas entregas da Prefeitura para a região. A primeira foi a inauguração da passarela sobre o Canal das Taxas. Revitalizada, a passagem de pedestres liga as avenidas Teotônio Vilela e Henfil, facilitando o acesso dos moradores na travessia do canal. Em seguida, o prefeito entregou duas novas quadras poliesportivas na Vila Olímpica Waldir Pereira, a Vila Didi.

– São duas entregas que facilitam a vida dos moradores do Recreio. A ponte gera uma mobilidade maior aos moradores da região e era um pedido antigo. Enquanto isso, as quadras vão oferecer mais esporte e lazer para todos na Vila Olímpica. O importante é que a prefeitura está atenta aos pedidos desta região – afirmou o prefeito Eduardo Paes.

Com a nova passarela, os moradores da região economizam tempo e andam menos. Para se ter uma ideia, antes as pessoas caminhavam cerca de 800 metros para conseguir acessar o outro lado do Canal das Taxas. A secretária de Infraestrutura, Jessick Trairi, e o subprefeito da Barra da Tijuca, Raphael Lima, também estiveram presentes na entrega. Os investimentos da Prefeitura chegaram a R$ 477 mil.

– Temos aqui, aproximadamente, 28 metros de vão. Então, projetamos uma passarela com fundações profundas, com uma estrutura treliçada, que demanda menos manutenção. Assim, propiciamos uma travessia da Avenida Henfil até a Teotônio Vilela com segurança para todos que frequentam esse entorno – disse a secretária de Infraestrutura, Jessick Trairi.

Construída em estacas raiz e blocos de concreto armado, a passarela de estrutura metálica conta com rampas de acessibilidade, que irão facilitar o acesso de pessoas portadoras de necessidades especiais. A estrutura ainda teve suas grades de proteção substituídas e, a pintura, renovada. Por fim, foram feitos reparos e melhorias no entorno do passeio.

– Fazia muito tempo que as pessoas estavam dando uma volta grande para atravessar para o outro lado. Muitos ficavam perdidos aqui dentro, que é uma bairro muito grande. Agora, quem quiser ir à praia a pé vai economizar um bom tempo, porque vai passar aqui por dentro, chegando à praia da Macumba bem mais rápido – comemorou a comerciante Goy Carneiro Pires, que mora há 8 anos no Recreio.

Mais espaço para a prática esportiva

As duas novas quadras poliesportivas aumentaram as opções de lazer para os frequentadores da Vila Olímpica Didi. No dia a dia, o espaço oferece ao público diversas atividades, como ginástica localizada, pilates de solo, dança de salão, sapateado kids e adulto, ritmos quente, hip hop kids e adulto, charme, xadrez adulto e infantil, treinamento funcional kids e adulto, vôlei, jiu-jítsu, alongamento, hidroginástica, balé, jazz, balé funcional, GAP (glúteo, abdômen e pernas), caratê, judô, capoeira, muay thai, ioga, meditação, introdução à natação infantil, futebol, circuito funcional psicomotor (pcd) e HIT (treino intervalado de alta intensidade).

– Orgulho muito grande de inaugurar, junto com o prefeito Eduardo Paes, mais duas quadras poliesportivas em uma vila olímpica. Esse é o legado olímpico real, criançada podendo usufruir de espaços com qualidade e segurança. A Vila Didi vem fazendo um excelente trabalho, com diversas atividades para todo o tipo de público. Seguiremos em frente em prol do esporte na cidade – declarou o secretário de Esportes, Guilherme Schleder.

Ao todo, a Prefeitura do Rio possui 26 vilas olímpicas, mais o Parque Radical de Deodoro e o Velódromo Olímpico. No fim de 2022, os equipamentos esportivos da cidade contavam com 61.942 alunos e 500 professores. Além da inauguração das quadras, os professores e coordenadores da Vila Didi participaram da abertura oficial da tradicional colônia de férias da Secretaria de Esportes – ainda com inscrições abertas – com torneio de futebol e aulões de zumba, ginástica localizada, pilates, alongamento, capoeira, jiu-jítsu e muito mais.

Tanto a passarela quanto as novas quadras são benefícios para os moradores do Recreio dos Bandeirantes.

– Essa passarela é uma demanda antiga dos moradores aqui da região. Estamos fazendo essa entrega para melhorar a mobilidade, com uma travessia segura. Também é muito importante valorizar a inauguração das quadras na Vila Olímpica Didi, que estava fechada desde a gestão passada e nós conseguimos reabrir após algumas reformas. Com as duas quadras poliesportivas, vamos aumentar o número de modalidades oferecidas à população – disse o subprefeito da Barra, Raphael Lima.

A nova passarela vai melhorar a mobilidade na região – Beth Santos/Prefeitura do Rio
  • 15 de janeiro de 2023