Prefeitura entrega alvarás para prática de esportes ao ar livre em bairros da Zona Sul

Publicado em 04/04/2023 - 12:30 | Atualizado em 04/04/2023 - 12:33
Prática de esportes em espaços públicos - Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o secretário de Esportes, Guilherme Schleder, entregaram, nesta terça-feira (4/4), os primeiros alvarás que regularizam as atividades esportivas ao ar livre na cidade em 2023. Ao todo, foram contempladas 102 pessoas de bairros da Zona Sul – Flamengo, Botafogo, Laranjeiras, Urca, Leme, Copacabana, Ipanema e Leblon – em diferentes modalidades como funcional, beach tennis, futevôlei, vôlei, entre outras.

– Fazemos um esforço enorme para organizar. Temos atividades que podem ser realizadas no espaço público e iniciativas esportivas que são a cara do Rio de Janeiro, mas que precisam ser feitas de forma organizada. Com essa iniciativa da Secretaria de Esportes, conseguimos regularizar e formalizar, trazendo mais organização e segurança – afirmou o prefeito, durante o evento de entrega no Hotel Pestana Rio Atlântica, em Copacabana.

Em março de 2021 foi criado o Comitê de Qualificação dos Espaços Públicos para a Prática Desportiva e de Lazer na cidade do Rio de Janeiro com o objetivo de regularizar as práticas esportivas ao ar livre. O pedido de alvará é feito por meio do Carioca Digital, e as instruções são encontradas no perfil oficial da Secretaria Municipal de Esportes no Instagram (@smelrio).

– No início da atual gestão, analisamos tudo o que a Secretaria de Esportes tem, fossem equipamentos, eventos e verificamos a situação da orla. Muitos de vocês falaram que estava muito desorganizado e sem a segurança para fazer a prática de esporte, pois os equipamentos poderiam ser retirados. Criamos, então, a resolução para organizar. E o sucesso deve-se também a vocês, que se cadastraram no Carioca Digital para que nós soubéssemos onde cada um está – disse Guilherme Schleder.

A expectativa é a de que este ano sejam entregues em torno de 400 alvarás no município do Rio. A emissão e a fiscalização ficam sob a responsabilidade da Secretaria de Ordem Pública (Seop). De acordo com o secretário Brenno Carnevale, o alvará traz segurança jurídica para as pessoas trabalharem e se organizarem ao longo do ano.

– Conto com vocês no sentido de deixarem a praia organizada. A ordem pública está à disposição para que a praia seja um ambiente harmônico em que convivam barranqueiros, turistas e cariocas com as atividades de vocês – frisou o secretário.

Campeã olímpica de vôlei de praia em Atlanta 1996, a ex-jogadora Jackie Silva gerencia duas escolinhas da modalidade em praias da Zona Sul. Ela elogiou a iniciativa de Prefeitura em organizar as atividades esportivas na cidade.

– Trabalho há muitos anos na praia. Primeiro como atleta e, agora, com as escolinhas. É uma legalização perfeita porque hoje abriu um campo de trabalho muito grande. Esse alvará dá uma tranquilidade para que possamos trabalhar – contou Jackie.

Subprefeito da Zona Sul, Flávio Valle destacou a importância de se organizar a praia, um dos espaços mais democráticos na cidade do Rio. Ele lembrou que harmonizar a convivência entre todos na praia é um dos objetivos da subprefeitura e tem sido uma meta cumprida com êxito.

– A praia é um símbolo do Rio de Janeiro, um local em que as pessoas vão para se divertir, mas também para praticar esportes. E por ser um espaço limitado, entendemos ser necessário legalizar as atividades colocando regras. Organizar o espaço garante a harmonia entre todos os frequentadores – salientou o subprefeito.

• 4 de abril de 2023