Publicado em 09/06/2023 - 18:27 | Atualizado em 09/06/2023 - 18:41
  • Início/
  • /
  • Miécimo da Silva ganha nova pista de atletismo habilitada para provas internacionais
A nova pista de atletismo do Centro Esportivo Miécimo da Silva - Fabio Motta / Prefeitura do Rio

A nova pista de atletismo do Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande, na Zona Oeste, foi inaugurada, nesta sexta-feira (09/06), com a presença do prefeito Eduardo Paes. São 400 metros de comprimento e oito raias em piso sintético vermelho, com homologação para competições internacionais.

Ao fazer a entrega à população, o prefeito destacou a importância de Campo Grande para a cidade e falou dos esforços para oferecer ao Rio projetos como o desenvolvido no Miécimo.

– Quando olhamos para Campo Grande, pensamos que o Rio tem alguns centros ou lugares que são como polos de crescimento, de desenvolvimento. Madureira é um lugar assim, tem o Méier. E não tenho dúvida que a locomotiva principal da Zona Oeste está no que vou chamar de Grande Campo Grande. Está aqui a força econômica, a geração de emprego, a arrecadação. A gente tem feito um esforço enorme para reconstruir a cidade e fazer novos projetos assim – disse o prefeito Eduardo Paes.

A revitalização da pista de corrida e da área de aquecimento do Centro Esportivo Miécimo da Silva foi obra da Empresa Municipal de Urbanização, a Rio-Urbe. Além da instalação do novo piso sintético, houve limpeza das canaletas de drenagem e colocação de novas grelhas de concreto no entorno da pista. Também foi trocada a grama do campo na faixa de um metro adjacente à pista para nivelamento. Os investimentos chegaram a R$ 3,4 milhões.

– A reforma da pista e a melhoria da estrutura do Miécimo como um todo são mais uma conquista. Temos a pista de novo, em perfeitas condições e com homologação para competições internacionais, e um equipamento esportivo municipal oferecendo as melhores condições para a prática de atividades físicas. Muito feliz em ver um local como o Miécimo respirando esporte e recebendo a população de uma maneira cada vez melhor – disse o secretário de Esportes, Guilherme Schleder.

Pista homenageia precursora do atletismo: Jurema Henrique da Silva

A nova pista receberá o nome da ex-atleta e professora Jurema Henrique da Silva, que morreu em 2020. Precursora do atletismo no Centro Esportivo Miécimo da Silva, Jurema foi campeã sul-americana de salto em altura, em 1971. Em 1975, bateu o recorde brasileiro na modalidade, pulando uma altura de 1,77m. Ela também participou dos Jogos Pan-Americanos do México, em 1975, e carregou a tocha olímpica durante o revezamento, em 2016. A professora também foi responsável por coordenar uma das melhores equipes de atletismo do Brasil e foi treinadora do Criciúma, do Vasco e da Polícia Militar do Rio de Janeiro, onde trabalhava com paratletas.

O centro passou por outras reformas. A pista para salto com vara, por exemplo, recebeu dispositivo de acoplamento, e o obstáculo regulável do poço de salto foi substituído. Também foram reformadas as caixas de areia e a pista de salto triplo, com implantação de novas tábuas de impulsão. A área destinada ao arremesso de peso ganhou círculos metálicos; e, de disco e martelo, uma nova gaiola de proteção. Também foram reformados dois campos de grama sintética.
Com as melhorias, a pista de atletismo do Miécimo da Silva passa a ter a homologação Classe 2, concedida pela Associação Internacional das Federações de Atletismo (International Association of Athletics Federations – IAAF). O certificado possibilita a realização de eventos e provas internacionais.

– Essa entrega é importantíssima para a população, que pode usar essa pista de qualidade para atividade físicas. Essa é uma pista apta a eventos internacionais e, além disso, traz as pessoas para um caminho legal, do esporte. E é isso o que a gente quer, qualidade de vida para todo mundo – disse o subprefeito da Zona Oeste, Diogo Borba.

Professor de muay thai, Ebram Mello treina a atleta Mykaela Dandara no Miécimo e, para a dupla, todo o esporte ganha com a revitalização da pista.

– O esporte como um todo ganha com essa reinauguração da pista. Quanto mais cheio fica esse espaço, mais pessoas mudam a mentalidade, pois o esporte por si só é uma grande disciplina. Seja lutando como a gente ou praticando outro esporte, é possível encaminhar as pessoas para o caminho do bem. Eu não só convido como eu intimo a galera a estar presente aqui no Miécimo. As pessoas não têm noção de como isso aqui é importante para a população, como muda a vida – reforça Ebram.

Sede do Pan de 2007 oferece atividades esportivas

O Centro Esportivo Miécimo da Silva foi uma das sedes dos Jogos Pan-americanos de 2007, no Rio de Janeiro, e recebeu competições de karatê, squash, futebol feminino e masculino, patinação artística e de velocidade.

Inaugurado em 1982, o equipamento é gerido pela Secretaria Municipal de Esportes e oferece diversas modalidades, como basquete, capoeira, futebol, ginástica rítmica, handebol, karatê, lambaeróbica, step, tênis e vôlei. A faixa etária para participar das atividades é a partir dos cinco anos. Com a recuperação da pista de atletismo, a expectativa é melhorar as condições de treinamento da população e dos atletas que usufruem do equipamento público.

• 9 de junho de 2023