Ciclistas ganham espaço exclusivo para treinos no Parque Madureira

Publicado em 15/04/2021 - 07:34 | Atualizado em 15/04/2021 - 07:35
Esta é a quarta área exclusiva para treinos de ciclistas na cidade - Arquivo/Prefeitura do Rio

Uma parceria entre as secretarias municipais de Esportes, de Meio Ambiente e a CET-Rio vai permitir a criação de duas novas Áreas de Proteção ao Ciclismo de Competição (APCC) na cidade do Rio. A primeira delas foi inaugurada nesta quinta-feira (15/04), no Parque de Madureira, na Zona Norte. A data é comemorativa do Dia Internacional do Ciclista. Uma outra área exclusiva para treinos está em reta final de aprovação e será no Parque Radical de Deodoro.

Atualmente há três APCCs no município: Aterro do Flamengo, Praia da Reserva e no Porto Maravilha. Tratam-se de bloqueios feitos para garantir a segurança e a prática adequada do esporte. No Parque Madureira, a APCC Danilo Diver – uma homenagem a José Danilo da Silva, um dos maiores defensores da luta pela proteção aos ciclistas e que morreu em maio do ano passado, vítima da Covid-19 – funcionará terças e quintas, das 4h às 5h30.

– É mais uma união de forças dos órgãos da Prefeitura para proporcionar segurança aos praticantes de esportes na cidade do Rio – afirma o secretário de Esportes, Guilherme Schleder.

Os últimos detalhes para a criação do espaço foram acertados no fim de semana passado, com o secretário municipal de Meio Ambiente, Eduardo Cavalieri, a presidente da CET-Rio, Simone Costa Rodrigues, além de representantes da Comissão de Segurança do Ciclismo da Cidade do Rio de Janeiro (CSC-RJ).

– É uma demanda antiga dos ciclistas da região. Teremos toda a logística montada para que tenham a maior segurança possível – comentou Eduardo Cavalieri.

– A APCC do Parque de Madureira terá toda a expertise utilizada nas outras áreas da cidade – completou Simone Rodrigues.

A conquista foi comemorada pelos ciclistas, que ganham um novo espaço com segurança total.

– É uma oportunidade única para a região, que estava carente de uma área de esporte específica para os ciclistas – afirmou Miguel Lasalvia, presidente da CSC-RJ.

A APCC homenageia um dos maiores defensores da luta pela proteção aos ciclistas – Prefeitura do Rio
  • 15 de abril de 2021