Publicado em 03/05/2022 - 16:35 | Atualizado em 03/05/2022 - 16:55
  • Início/
  • /
  • Centro de atenção à pessoa com deficiência agora possui atividades para os responsáveis dos alunos matriculados
Os responsáveis pelos alunos matriculados agora contam com atividades no CIAD - Divulgação

O Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência (CIAD), reaberto em dezembro passado, agora também possui uma proposta de atividades para os responsáveis dos alunos matriculados. Essa oportunidade reforça o propósito do equipamento da Prefeitura do Rio em inclusão e acolhimento.

O funcionamento ocorre nos turnos da manhã e tarde e são simultâneos com o horário de atividades dos estudantes. A faixa etária é livre. A matrícula é realizada na secretaria do equipamento e os horários e atividades oferecidas funcionam no seguinte esquema: terças e quintas os responsáveis poderão fazer aulas de ginástica funcional (9h e 14h) e pilates (10h e 15h). Já nas quartas e sextas há aulas de pilates (9h e 14h) e dança (10h e 15h).

– Com as atividades para os responsáveis, o CIAD pode proporcionar mais qualidade de vida para a família que se dedica a cuidar dos alunos PCDs. E com total segurança e estrutura, o que é fundamental – disse o secretário de esportes, Francisco Bandeira.

Do público total, 90% são de mulheres (mães) de alunos PCDs, sendo o horário da manhã o mais procurado no momento. Ainda há vagas para os dois turnos.

– Uma atividade voltada apenas para os responsáveis tornou-se um momento de autocuidado, até mesmo de lazer e atenção ao corpo. Conseguimos transformar o tempo ocioso de espera das mães e pais por seus filhos, de forma que aproveitassem fazendo atividades também. Todos ficaram muito satisfeitos – comemorou a coordenadora administrativa Daniella Alves.

O CIAD também oferece diversas outras atividades para o público PCD: música, iniciação de lutas, futsal, alongamento, basquete, capoeira, percussão, bocha, funcional mães, cordas, atletismo, dança, personal, iniciação esportiva, basquete em cadeira de rodas, dança mães, dança iniciação e avançada, funcional, pilates.

Inscrições poderão ser feitas na secretaria do local, que atende de terça a sexta, das 8h às 16h. Os documentos necessários são: cópias da identidade, do CPF, do comprovante de residência e atestado médico. Já os menores de idade devem apresentar cópias da carteira de identidade ou certidão de nascimento, da identidade do responsável, comprovante de residência e declaração escolar.

O CIAD fica localizado na Avenida Presidente Vargas, 1997, 3º andar – Centro.

• 3 de maio de 2022