Publicado em 04/05/2023 - 12:52 | Atualizado
  • Início/
  • /
  • Atletas das Vilas Olímpicas do Mato Alto e Vila Kennedy conquistam medalhas no Campeonato Sul-Americano de Karatê
Os atletas de duas vilas olímpicas tiveram um bom desempenho no campeonato de karatê - Prefeitura do Rio

Os atletas da Vila Olímpica do Mato Alto, na Praça Seca, e da Vila Olímpica Jornalista Ary de Carvalho, na Vila Kennedy, conquistaram duas medalhas no Campeonato Sul-americano de Karatê. A competição, organizada pela Confederação Sul-Americana de Karatê, foi realizada na cidade de São Bernardo do Campo, em São Paulo, e reuniu 600 atletas de 10 países da América do Sul.

– Fico orgulhoso em ver os atletas das nossas vilas olímpicas representando o país, competindo no mais alto nível e demonstrando todo o potencial. Isso reforça ainda mais o quanto o investimento feito no esporte vale a pena – afirmou o secretário municipal de Esportes, Guilherme Schleder.

O atleta Derik Barbosa, que treina na Vila Olímpica de Vila Kennedy com o professor Adam Ramos, foi medalha de bronze e se classificou para representar o país no Campeonato Pan-Americano, no Chile. Da Vila Olímpica do Mato Alto, quatro atletas participaram do campeonato. Juliana Oliveira foi campeã, enquanto Kelly Brandão Fernandes, Murillo de Medeiros Maduro e Filipe Medeiros Gomes Alberto não conquistaram medalhas, mas fizeram boas lutas e também deixaram o técnico Mauricio Santiago orgulhoso. Professor há 12 anos no equipamento esportivo da Prefeitura do Rio e técnico da seleção brasileira adulta de karatê, Mauricio contou que a equipe começou a ser formada em 2014 e é um espelho para os demais alunos da Vila.

– Este foi, praticamente, o primeiro torneio forte do ano e, como técnico da seleção, pude acompanhar tudo de perto. Nossa participação foi ótima, principalmente pensando nos próximos eventos que estamos nos preparando – disse o técnico.

Após o torneio, os caratecas seguem treinando arduamente, focados nas próximas competições. Juliana e Kelly, por exemplo, vão disputar o qualify para os Jogos Pan-Americanos e para o Pan-Americano de karatê. Já Filipe Medeiros representará o país no Campeonato Pan-Americano, em maio, na Costa Rica.

• 4 de maio de 2023