Publicado em 25/04/2023 - 21:58 | Atualizado
  • Início/
  • /
  • Atleta Olímpico de Tiro Esportivo recebe integrantes da Vila Olímpica Dias Gomes e visita equipamento esportivo
Evento na Vila Olímpica Dias Gomes - Divulgação

O atleta de tiro esportivo Philipe Chateaubrian recebeu nesta terça-feira (25/04) 20 integrantes da Vila Olímpica Dias Gomes, no Centro Olímpico de Tiro, em Deodoro, para uma apresentação. Em seguida, o esportista visitou o equipamento da Prefeitura do Rio para conhecer as instalações e as  modalidades oferecidas.

Philipe Chateaubrian já está classificado para a Olimpíada de Paris 2024 graças à conquista do Campeonato das Américas, no Peru, na pistola de ar 10m. O atleta faz parte do Time Rio, parceria entre a Prefeitura do Rio com o Comitê Olímpico do Brasil (COB) e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). O projeto, que beneficia 60 atletas, tem o intuito de apoiar esportistas de alto rendimento do Rio de Janeiro em preparação para os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de Santiago em 2023 e para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris 2024.

Para o secretário de Esportes, Guilherme Schleder, a iniciativa gera tranquilidade para os atletas desempenharem suas funções.

– Muito bacana essa visita do Philipe à Vila Olímpica Dias Gomes. Ver de perto um atleta olímpico, poder conversar, trocar experiências é sempre interessante. Desejo muito foco, garra e treinamento aos atletas que integram este projeto, e que este auxílio possa ser de fundamental relevância para a conquista de medalhas num futuro próximo.

O Time Rio foi criado em fevereiro de 2010, e o Time Rio Paralímpico em janeiro de 2012. No entanto, ambos foram extintos em 2016. Após ser reformatado, o projeto volta a apoiar atletas olímpicos.

De acordo com Philipe Chateaubriand, a iniciativa de retomar o Time Rio é fundamental para a excelência dos atletas:

– Quero agradecer a visita do pessoal da Vila Olímpica Dias Gomes aqui no Centro Olímpico de Tiro, meu local de treinamento. Foi muito gratificante. Pude apresentar um pouco da minha história, da modalidade e mostrar que este esporte não é violento como alguns imaginam. Comecei com o tiro esportivo na Academia Militar das Agulhas Negras, em 2011. De lá pra cá, me desenvolvi no esporte. Em 2018 cheguei à seleção brasileira, em 2019 participei do Pan de Lima e, ano passado, conquistei a vaga para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 e Pan de Santiago, no Chile. Por fim, quero agradecer demais o Time Rio por todo o suporte para mantermos o mais alto nível.

Sérgio Lima, aposentado e aluno da Vila Olímpica Dias Gomes, agradeceu a oportunidade de conhecer um atleta olímpico:

– Muito legal presenciar a apresentação do nosso campeão Philipe Chateaubriand no stand de tiros de Deodoro. Agradeço pelo convite e por nos proporcionarem esse momento. Desejo todo sucesso do mundo para o Phelippe nessa trajetória.

• 25 de abril de 2023