Prefeitura terá equipe vacinação contra o sarampo no Sambódromo

Publicado em 19/02/2020 - 16:16 | Atualizado em 19/02/2020 - 17:41
A coletiva da Prefeitura aconteceu no COR na manhã desta quarta - Foto: Marcelo Piu/Prefeitura do Rio

Os foliões que forem ao Sambódromo poderão aproveitar a oportunidade e se vacinar contra o sarampo neste carnaval. A Secretaria Municipal de Saúde atuará com sete postos pré-hospitalares para atendimento e disponibilizará equipes realizando vacinação contra o sarampo no estande da Vigilância Sanitária. A Prefeitura anunciou durante coletiva realizada na manhã desta quarta-feira(19), no Centro de Operações Rio (COR) , que a cidade já começa a se preparar para o evento.

– A Prefeitura está agindo com ordem. É um carnaval de alegria, de paz, de diversão com ordenamento e planejamento. Se brinca no carnaval, se diverte, mas com violência não se brinca. Nós queremos um carnaval de alegria. Qualquer bloco ou evento não autorizado será punido – enfatizou o secretário de Eventos, Felipe Michel.

– Foi criado um gabinete, integrado com todos os órgãos, no Sambódromo, para agilizar a tomada de decisões em situações de baixa complexidade. Um outro local ficará destinado à secretaria e membros da RioTur e Liesa para as decisões mais críticas.
– A CET-Rio montou uma operação especial de trânsito e anunciou uma novidade para este ano: a liberação da Avenida Presidente Vargas no sentido Candelária e a Via Binário no período entre 7h e 12h de sábado. A operação tem o objetivo de minimizar os imapctos do deslocamento dos carros alegóricos no entorno da Rodoviária Novo Rio. Na próxima quinta-feira (20), a partir das 21h, a lateral da Avenida Brasil , na altura da Rua Conde de Leopoldina, sentido Centro, será interditada. A via Binário(sentido Rodoviária), Túnel Rio 450 e Viaduto 31 de Março serão interditados a partir das 23h. Já a partir de meia-noite, será a vez das pistas centrais da Av. Brasil e Via Binário – sentido Centro e Av. Francisco Bicalho. Outras operações especiais foram montadas para todo o período da folia e podem ser consultadas aqui.
– O COR também se prepara para monitorar a chuva na cidade, desfiles e blocos. Segundo o centro de operações, há previsão de chuva para sexta e sábado de forma moderada a forte. A recomendação é que as pessoas de desloquem utilizando transporte público e evitem andar por locais alagados. Já no domingo, a chuva perde a intensidade.
– 400 motoristas de táxi do aplicativo Taxi.Rio, da IplanRio, trabalharão nos dias de desfile, com previsão de seis mil viagens por noite. Haverá um ponto de embarque na esquina entre a Rua Benedito Hipólito e Rua Laura de Araújo.
– A Guarda Municipal disponibilizará 3.510 agentes para os seis dias de desfile atuando nas mais diversas frentes.
– O bloco da Comlurb atuará com 627 garis todos os dias no Sambódromo e no seu entorno e disponibilizará mil contêineres na parte interna. Somente ano passado, a companhia recolheu aproximadamente 400 toneladas de resíduos orgânicos e recicláveis.