Prefeitura reajusta bolsa auxílio do projeto Agente Experiente

Publicado em 14/11/2023 - 17:55 | Atualizado em 15/11/2023 - 10:53
Desde a criação do projeto, em 2004, 3.817 pessoas foram beneficiadas - Divulgação

A Prefeitura do Rio promoveu um significativo reajuste na bolsa do projeto Agente Experiente, da Secretaria Municipal do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (SEMESQV). Após um intervalo de oito anos desde a última correção, o benefício social de transferência de renda teve um aumento substancial, passando de R$ 350 para R$ 600. O novo valor começa a ser aplicado a partir de janeiro de 2024.

A notícia foi comunicada aos 353 Agentes Experientes em um evento realizado nesta terça-feira (14/11), no Clube Municipal do Servidor, localizado na Cidade Nova. Para Edna Veiga, de 89 anos, o aumento da bolsa auxílio será de grande ajuda.

– Receber essa notícia foi como uma bênção para mim. Cada ajuda faz uma diferença significativa. Agradeço por essa iniciativa, que demonstra cuidado e reconhecimento aos Agentes Experientes como eu.

O projeto é parte integrante do Programa 60+ Carioca, destinado a idosos com mais de 60 anos. Além de oferecer suporte financeiro, a iniciativa visa promover a inclusão social e a participação comunitária, combatendo o isolamento social, reduzindo a incidência de agravos sociais e fomentando a criação de redes de apoio social.

Segundo o secretário Junior da Lucinha, o reajuste é justo e o agente experiente precisa sentir orgulho.

– É um reajuste digno pela contribuição que cada um de vocês dá para cidade do Rio de Janeiro. Esse projeto é um orgulho para nossa cidade. Vocês merecem muito mais. Estamos trabalhando muito para tratar do envelhecimento com o protagonismo que merece.

Os beneficiários do projeto Agente Experiente dedicam 12h semanais em apoio aos serviços públicos. Eles estão divididos pelas dez Áreas Programáticas da Cidade do Rio, nos seguintes equipamentos: CAS, CRAS, CREAS, além de Clínicas da Família, Centros Municipais de Saúde, Bibliotecas, Teatros, Centros Culturais, Casas de Convivência, Superintendência Regional da Ilha do Governador, COMDEPI, Casa da Mulher, Previ-Rio, Mobi-Rio, além da atuarem na própria SEMESQV.

Desde a criação do projeto, em 2004, 3.817 pessoas foram beneficiadas. A iniciativa recebeu premiações do Governo Federal em 2014 e 2020. A previsão para o próximo ano é aumentar em 420 o número de pessoas idosas no Agente Experiente.