Prefeitura promove ações pelo Dia de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

Publicado em 15/06/2022 - 22:26 | Atualizado em 15/06/2022 - 22:30
Ação pelo Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa - Divulgação

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, realizou palestras e ações pelo Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado nesta quarta-feira (15/06). O objetivo das atividades foi destacar a necessidade de combater esse crime.

As palestras aconteceram nas casas de convivência Clara Nunes (Madureira), Maria Haydée (Gávea) e Padre Velloso (Botafogo). Uma ação de sensibilização ocorreu no calçadão de Campo Grande, zona Oeste, com distribuição do Estatuto do Idoso e material informativo sobre os tipos de violência mais comuns, entre elas a física, a psicológica e a financeira.

Para o secretário Junior da Lucinha, é preciso ter atenção para essa causa:

– Envelhecer é um processo da vida. Estamos vivendo cada vez mais e querendo viver com qualidade, autonomia e saúde. Ações como essas são fundamentais para chamarmos a atenção da população.

Para a dona Hedylamar dos Santos, de 78 anos, os maus-tratos contra os idosos acontecem muitas vezes dentro dos lares:

– Às vezes as violências acontecem dentro da família, dentro de casa. É muito importante debater esse tema com a sociedade.

Seu Gessy Duque, de 83 anos, morador de Campo Grande, acredita que a divulgação é essencial para ficar bem informado:

– Ação muito boa e necessária para que todos possam conhecer os tipos de violências contra a pessoa idosa. Eu mesmo não sabia da existência de todas elas.

A SEMESQV reforça que é possível denunciar casos de violência contra o idoso por meio da Central 1746. Segundo o Núcleo de Assistência de Promoção e Proteção Social, nos cinco primeiros meses do ano foram 251 ocorrências. O Disque 100 é outro serviço disponível e, de janeiro a maio, foram 28.224 chamados para o número no país, referentes a esse tipo de maus-tratos.

À tarde foi encerrado o Concurso de Poesia Palavra Viva 60+, no Museu da Justiça, com a entrega de medalhas e placas aos premiados. O dia de conscientização foi criado em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. A Organização Mundial da Saúde (OMS) escolheu o período 2020-2030 como a década do envelhecimento saudável, tornando imprescindível o debate sobre o assunto e o combate a agressões e tratamentos abusivos dentro e fora do ambiente familiar.