Doação para o Fundo Municipal do Idoso pode ser feita na declaração do Imposto de Renda

Publicado em 01/03/2021 - 13:46 | Atualizado
Casal de idosos: os desafios do envelhecer e políticas públicas serão assuntos de conferência sobre Terceira IdadeO objetivo é que o recurso seja utilizado em várias ações e serviços para a população idosa da cidade - Arquivo

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdepi), órgão vinculado à Secretaria de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (SMESQV), informa que até o final de abril, a doação do imposto de renda para o Fundo Municipal do Idoso pode ser feita no próprio programa, durante o preenchimento da declaração.

No preenchimento, é preciso acessar a ficha Doações Diretamente e escolher o fundo. Ao fazer a ação, fica garantido que parte do imposto de renda pago pelo contribuinte seja destinado ao fundo. O objetivo é que este recurso possa ser utilizado em várias ações e serviços para a população idosa do Rio de Janeiro. O percentual máximo é de 3%.

Ao final da declaração, são gerados dois darf’s (Documento de Arrecadação da Receita Federal). Um deles refere-se à quitação da primeira quota ou quota única do IR devido, e o outro é o comprovante de doação ao Fundo do Idoso. Vale ressaltar que para ter validade o imposto de renda deverá ser pago dentro do prazo.

Maiores informações pelo telefone 2976-1578 e  email: comdepi.rio@gmail.com